Não atualize para o WhatsApp Gold e não veja o vídeo Martinelli; são vírus #boato

Boato – Não atualize para o WhatsApp Gold, não abra a mensagem “digite seu telefone” e não assista o vídeo Martinelli. São vírus mortais.

As ameaças cibernéticas estão aos montes no WhatsApp. Quem acompanha o Boatos.org já sabe que não são raras as vezes que falamos dos sites de promoções falsas. Quase tão comum quanto as ofertas que só servem como isca para roubo de dados são os alertas falsos de vírus. Fazia algum tempo que não falávamos disso (o último foi o carnaval da Copa). Mas hoje temos três avisos de uma vez.

Circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que hackers estão querendo que as pessoas atualizem o telefone para o WhatsApp Gold, que estão enviando uma mensagem chamada “digite seu telefone” e que estão usando um vídeo chamado Martinelli. Os três seriam vírus mortais para “destruir o celular”. Leia:

Hoje o rádio estava falando sobre o WhatsApp Gold e é verdade. Há um vídeo que será lançado amanhã no WhatsApp e é chamado Martinelli. Não abra a mensagem “Digite seu telefone”, destrói tudo e nada que você fizer irá consertá-lo. Espalhe a mensagem se você conhece alguém. Se você receber uma mensagem para atualizar o WattSapp Gold Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Espalhe, por favor.

Atualização para o WhatsApp Gold e o vídeo Martinelli são vírus mortais?

A mensagem está se espalhando muito pelo aplicativo. Pois bem: na ânsia de ajudar, as pessoas estão compartilhando uma informação errada. A ameaça não é nada disso. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Essa história de vídeo que “é vírus mortal” já é velha. Já falamos de inúmeros casos (desde Mariana briga pela caneca até dança do papa) em que o texto usa a mesmíssima estrutura. Falamos tanto que rolou até um vídeo explicando que não há como pegar vírus de vídeos no WhatsApp. Confere aí a explicação:

Sobre a mensagem “Digite seu telefone”, o único risco dela é se ela fosse um link para um site malicioso. Porém (e como em tantos outros casos), só vimos o alerta e não vimos nada a respeito da ameaça em si.

Sobre o WhatsApp Gold, metade da informação procede. A metade que não procede é que se trata de uma atualização do WhatsApp. Na realidade, trata-se de um aplicativo que promete novas funcionalidades (assim como o WhatsApp Plus, alvo também de boatos).

A parte que é real é que existiu um golpe (em língua inglesa) falando sobre o APP. Porém, o golpe não circulou em português (se circulasse, teríamos falado aqui) e desde 2016 não circula online (deve ter tido alcance mínimo). Ou seja, a ameaça não é tão grande assim (só vale lembrar que você não deve instalar nada que seja de fora das lojas oficiais de seu telefone).

Resumindo: a história que aponta que há uma atualização do WhatsApp Gold, uma mensagem chamada digite seu telefone e um vídeo Martinelli que são mortais é falsa. Sempre é bom ficar alerta, mas não criemos pânico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Não atualize para o WhatsApp Gold e não veja o vídeo Martinelli; são vírus #boato

  • 24/10/2018 em 20:32
    Permalink

    Bom ficar alerta, não priemos cânico. Kkkk

    Resposta
  • 29/08/2018 em 19:32
    Permalink

    Recebi hoje, 29/08. Acho que o pessoal está ficando mais esperto e desconfiado e não repassa sem antes confirmar a coisa. Tanto melhor. E parabéns para vocês do Boatos por desmentir essas baboseiras.

    Resposta
  • 30/06/2018 em 02:31
    Permalink

    Quanta besteirada!
    E mesma passei p todos do whatssgoĺd, nem me deram bom – dia e aparecia a msg…. nao caio mais!
    Desta vez um integrante sobre bactéria no feijao!
    Ainda bem que podemos contar com vocês!
    O novo formato ébem legal!
    Vaéria Vieira

    Resposta
    • 25/10/2018 em 10:14
      Permalink

      E você não deveria passar, Valéria! Você precisa ter a consciência crítica, saber raciocinar, interpretar a mensagem e refletir: “Será que tem como algo assim realmente ser real?” Eu nunca passo, só entro aqui para usar o site como referência para provar ao gado que é fake. Gado não, NPCS!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)