Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não atualize para o WhatsApp Gold e não veja o vídeo Martinelli; são vírus #boato

Não atualize para o WhatsApp Gold e não veja o vídeo Martinelli; são vírus #boato

Boato – Não atualize para o WhatsApp Gold, não abra a mensagem “digite seu telefone” e não assista o vídeo Martinelli. São vírus mortais.

As ameaças cibernéticas estão aos montes no WhatsApp. Quem acompanha o Boatos.org já sabe que não são raras as vezes que falamos dos sites de promoções falsas. Quase tão comum quanto as ofertas que só servem como isca para roubo de dados são os alertas falsos de vírus. Fazia algum tempo que não falávamos disso (o último foi o carnaval da Copa). Mas hoje temos três avisos de uma vez.

Circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que hackers estão querendo que as pessoas atualizem o telefone para o WhatsApp Gold, que estão enviando uma mensagem chamada “digite seu telefone” e que estão usando um vídeo chamado Martinelli. Os três seriam vírus mortais para “destruir o celular”. Leia:

Confira o desmentido em vídeo

Hoje o rádio estava falando sobre o WhatsApp Gold e é verdade. Há um vídeo que será lançado amanhã no WhatsApp e é chamado Martinelli. Não abra a mensagem “Digite seu telefone”, destrói tudo e nada que você fizer irá consertá-lo. Espalhe a mensagem se você conhece alguém. Se você receber uma mensagem para atualizar o WattSapp Gold Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Espalhe, por favor.

Atualização para o WhatsApp Gold e o vídeo Martinelli são vírus mortais?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem está se espalhando muito pelo aplicativo. Pois bem: na ânsia de ajudar, as pessoas estão compartilhando uma informação errada. A ameaça não é nada disso. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Essa história de vídeo que “é vírus mortal” já é velha. Já falamos de inúmeros casos (desde Mariana briga pela caneca até dança do papa) em que o texto usa a mesmíssima estrutura. Falamos tanto que rolou até um vídeo explicando que não há como pegar vírus de vídeos no WhatsApp. Confere aí a explicação:

Sobre a mensagem “Digite seu telefone”, o único risco dela é se ela fosse um link para um site malicioso. Porém (e como em tantos outros casos), só vimos o alerta e não vimos nada a respeito da ameaça em si.

Sobre o WhatsApp Gold, metade da informação procede. A metade que não procede é que se trata de uma atualização do WhatsApp. Na realidade, trata-se de um aplicativo que promete novas funcionalidades (assim como o WhatsApp Plus, alvo também de boatos).

A parte que é real é que existiu um golpe (em língua inglesa) falando sobre o APP. Porém, o golpe não circulou em português (se circulasse, teríamos falado aqui) e desde 2016 não circula online (deve ter tido alcance mínimo). Ou seja, a ameaça não é tão grande assim (só vale lembrar que você não deve instalar nada que seja de fora das lojas oficiais de seu telefone).

Resumindo: a história que aponta que há uma atualização do WhatsApp Gold, uma mensagem chamada digite seu telefone e um vídeo Martinelli que são mortais é falsa. Sempre é bom ficar alerta, mas não criemos pânico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet