Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeos “Verdade Fora da Mídia” falam a verdade ao alertar contra vacina e termômetro #boato

Vídeos “Verdade Fora da Mídia” falam a verdade ao alertar contra vacina e termômetro #boato

Vídeos “Verdade Fora da Mídia” falam a verdade ao alertar contra vacina e termômetro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Dois vídeos com o título “Verdade Fora da Mídia” mostram que a vacina contra Covid-19 foi criada para matar a população e que termômetros causam dano no cérebro das pessoas.

Na medida em que a Covid-19 (e os tratamentos para a doença) vão evoluindo, as fake news também estão se modificando. Hoje, vamos falar de duas informações falsas em uma: elas apontam para “informações bombásticas” sobre as vacinas contra a Covid-19 (que ainda estão sendo desenvolvidas) e contra os termômetros infravermelhos.

Os dois vídeos, que estão viralizando com uma marca d’água (e em alguns casos com o título) “Verdade Fora da Mídia”, apontam para dois “escândalos” sobre a Covid-19. Em um dos vídeos “Verdade Fora da Mídia”, um médico italiano denuncia, entre outras coisas, que a vacina contra a Covid-19 foi criada para alterar o nosso DNA e matar a população. No outro vídeo, um homem brasileiro alerta para o “dano” dos termômetros infravermelhos na nossa glândula pineal.

Vídeos “Verdade Fora da Mídia” alertam contra vacina e termômetro de forma correta?

No nosso monitoramento, achamos os vídeos (que, obviamente, não iremos exibir aqui) em plataformas como o YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e, principalmente, publicado no WhatsApp. Pior do que o “sucesso” dos vídeos é o fato de que se tratam de duas denúncias falsas já desmentidas aqui.

Antes de falar (ou melhor, relembrar) cada caso, é preciso fazer um esclarecimento em relação ao contrassenso do título dos dois vídeos. Apesar de existir muita gente que desacredita (e, inclusive, capitaliza com esse descrédito) a mídia, falar em “Verdade fora da mídia” é uma premissa errada. Afinal, se está na mídia, é notícia. Se é notícia (na maioria dos casos), é real.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Por sinal, ao procurarmos pela origem do nome que está nos vídeos em questão, descobrimos uma página que publica uma série de informações conspiracionistas e/ou falsas. Os vídeos em questão são apenas dois exemplos. Vamos começar com a da vacina.

O vídeo do médico italiano (que se chama Roberto Petrella) já foi alvo de um desmentido do Boatos.org. Na realidade, o que o médico em questão faz é ler uma corrente do WhatsApp (que ele chama de documento) que, por sua vez, também já havia sido classificada como fake news (sim, amigo, é fake reforçando fake). Relembre o que escrevemos e falamos sobre o assunto:

Confira o desmentido em vídeo:

Na realidade, o vídeo do médico italiano se resume a uma apresentação dele e à leitura de um texto gigantesco sobre a Covid-19. Só há um detalhe: o mesmo texto já foi alvo de um desmentido não faz muito e carrega diversas informações falsas. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que foi dito (inclusive em vídeo):

Toda a tese que embasa a tal história se sustenta em informações que já foram desmentidas (tanto aqui no Boatos.org quanto em outros serviços de fact-checking). A primeira delas é a afirmação de que vacinas possuem chips para rastrear pessoas. Em maio de 2020, desmentimos uma história exatamente igual, mas com outros personagens. Na época, a vítima da vez era o bilionário Bill Gates. A história indicava que a vacina INO-4800, financiada por Bill Gates, seria um selo com chip 5G para ser colocado nas pessoas. A publicação também falava sobre a insanidade de nova ordem mundial.

A segunda informação na qual a história de hoje se baseia é que as vacinas vão reduzir a população mundial (“uma vez vacinados, todos ficaremos doentes, enfraquecidos, E você sabe o resto”). Em 2019, a equipe do Boatos.org desmentiu toda essa balela. Na oportunidade, uma história afirmava que as vacinas teriam sido criadas para reduzir a população mundial, falando sobre nova ordem mundial e até que as vacinas viriam com o “vírus do câncer”. O fato é que nada nessa teoria faz sentido.

Nesse mesmo sentido, ainda temos outra história desmentida sobre o mesmo assunto, mas, dessa vez, em 2018. Na época, a história de que Bill Gates teria dito que vacinas serviriam para esterilizar, matar e reduzir a população mundial ganhou as redes sociais. Como é possível ver em nosso desmentido, tudo não passou de uma falha de interpretação e de maldade por parte de quem criou o texto.

Outra informação na qual a história de hoje foi embasada é a ideia de que os testes para identificar o novo coronavírus não são confiáveis. Recentemente, a equipe do Boatos.org desmentiu uma informação falsa sobre o assunto. Na oportunidade, uma publicação afirmava que o teste de Covid-19 que usa um cotonete poderia causar danos cerebrais. Novamente, tudo não passou de muita desinformação e maldade de quem produziu a “teoria”.

Por fim, a publicação ainda se baseia na história de que os testes estariam contaminados. Durante a pandemia da Covid-19, a equipe do Boatos.org já esclareceu essa informação. O grande fato é que essa “teoria” não faz o menor sentido e não passa de um monte de balela com requintes de xenofobia.

Assim como em todos esses casos, a história de hoje não possui qualquer definição científica (sequer cita fontes de onde toda a tese teria sido retirada). A cereja do bolo fica por conta da sigla. O texto indica que o termo Covid-19 significaria “certificado de identificação de vacina com inteligência artificial”.

Só para concluir: resolvemos buscar em italiano por mais detalhes sobre o tal depoimento. Logo achamos um desmentido do site Bufale.net. Não demorou muito, achamos outro do site Open.online. Aliás, o fake também se espalhou pela Grécia e foi desmentido por lá.

O vídeo do termômetro que destrói a glândula pineal também é mais do mesmo. Já desmentimos, em duas oportunidades informações falsas a respeito do assunto (aqui e aqui). Ou seja: o vídeo do brasileiro em questão só reproduz uma desinformação que já havia sido refutada mais de uma vez. Relembre o que escrevemos e falamos sobre o assunto.

Ao buscarmos mais detalhes sobre o assunto, não achamos nada em fontes confiáveis. Ao contrário disto, encontramos diversos desmentidos mundo afora, como na Índia (pelo site de fact-checking The Logical Indian), Malásia (pelo jornal New Straits Times) e Estados Unidos (pelo AP News), além de matérias em espanhol e lituano.

Em todos os casos, a tese é tratada como absurda e, inclusive, especialistas ouvidos por esses veículos descartam qualquer possibilidade de danos à glândula pineal com o uso de termômetros infravermelhos. Ao site da agência AP, o Dr. Haris Sair, diretor de neurorradiologia da Universidade Johns Hopkins, a glândula pineal não está localizada próxima à testa, como muitos pensam, mas sim, nas profundezas do cérebro, a vários centímetros do tecido cerebral. Já os termômetros infravermelhos são projetados somente para captar temperaturas da superfície da pele.

O site Univision, por exemplo, publicou um texto escrito em parceria com a International Fact-Checking Network (IFCN) explicando que esses aparelhos não emitem radiação, como raios X ou controles de televisão, e portanto, não prejudicam a pele e muito menos qualquer área do cérebro. Isso porque eles servem apenas para captar os comprimentos de onda infravermelhos naturais que o corpo emite, e não para enviar luz infravermelha ou comprimentos de onda para corpo.

Resumindo: se você teve acesso a vídeos com o nome “Verdade Fora da Mídia” falando sobre as vacinas contra Covid-19 e termômetros infravermelhos, saiba que, ao contrário do que o título sugere, a informação não é verdadeira. Tratam-se de dois boatos que já desmentimos em algumas oportunidades por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Confira também: 6 fake news sobre vacinas que circularam durante a pandemia