Revista Veja prova que Covid-19 (novo coronavírus) existia desde 2003, mostra vídeo #boato

Boato – Edição da revista Veja de 2003 mostra que a Covid-19 (novo coronavírus) existia desde 2003. Prova é vídeo que circula na internet.

O que não tem faltado na pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) são teorias da conspiração relacionadas à Covid-19. Hoje, vamos falar de mais uma delas, que é reforçada por um vídeo que mostra uma edição da revista Veja de 2003.

De acordo com algumas mensagens que acompanham o vídeo, a revista já falava sobre a Covid-19 em 2003. Algumas pessoas apontam que isso seria a prova que o vírus já existia há muito tempo e seria a prova da “farsa da pandemia”. Outras apontam que seria uma “previsão” por parte da revista. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Gente isso é “Grave”, é uma Revista da Veja de 2003?? Isso quer dizer que o Covid-19 já “Existia” desde 2003… E Eles inventaram outro nome, pra dizer que não tinha Vacina e que não tinha Cura??…Meu Deus.. Versão 2: Abram o vídeo e vejam a publicação da revista VEJA de 2003. Reportagem sobre a covid naquele ano. Fomos massa de manobra mesmo.

Vídeo mostra que Revista Veja prova que Covid-19 (novo coronavírus) existia desde 2003?

É claro que uma teoria da conspiração como essa não iria passar batida. Mas será mesmo que essa história de que a Veja entrega que a Covid-19 existia desde 2003 é real? Não, é falsa. Para que você entenda tudo, vamos aos fatos.

A mensagem, por si só, já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista e com erros de português. Para além disso, boatos que falam sobre “provas de que o novo coronavírus já existia” já foram desmentidos por aqui.

Um dos casos falava que o fato do nome “coronavírus” estar nas embalagens dos desinfetantes Lysol e Glade ser a prova que a Covid-19 já existia. Também por causa de uma embalagem, desta vez da vacina para animais Vanguard, outro texto apontava que a doença já existia. Por fim (preste atenção nesse), uma tese falava que uma edição da revista Saúde de 2003 seria a prova que a Covid-19 já estava por aí.

Assim como nos casos anteriores (principalmente da revista Saúde), a matéria da Veja não se referia ao novo coronavírus. A referência da Veja era a Sars (Síndrome Aguda Respiratória Grave), doença causa por um vírus diferente do da Covid-19.

Aqui cabe uma explicação (que, por sinal, já fizemos no site): o coronavírus é um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo. Eles são estudados desde a década de 1960 e pertencem à família Coronaviridae. Enquanto a Covid-19 é causada pelo vírus Sars-CoV-2, a Sars é causada pelo vírus Sars-CoV. Ambos são da “classe” coronavírus. Mas são vírus diferentes. Ou seja, os coronavírus são de cepas (tipos) diferentes.

Resumindo: a história que aponta que a Veja de 2003 mostra que a Covid-19 já existia por aí é falsa. A referência é da matéria é a Sars e a acusação não passa de mais um boato que circula na internet sobre o (os) coronavírus.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet