Embalagem de Glade prova que novo coronavírus (Covid-19) já existia em 2018 #boato

Boato – Novo coronavírus já existia desde 2018, surto de Covid-19 é “negócio da China” e a prova disso é que Glade e Lysol podem matar o vírus.

No Brasil, o avanço do surto do novo coronavírus (que causa a doença chamada Covid-19) tem levado ao cancelamento de aulas e remanejamento de trabalho, especialmente entre as pessoas que estão nos grupos de risco. Ao total, o país já soma 200 casos confirmados e tem quadros suspeitos em todos os estados brasileiros. Isso significa que os casos têm aumentado de forma rápida.

Mas uma publicação que está circulando nas redes sociais tem apontado que o novo coronavírus não deve preocupar. Isso porque, de acordo com a postagem, o surto do novo coronavírus seria apenas um grande negócio da China, que quer “comprar o mundo a preço de banana”. Ainda segundo o vídeo que acompanha a publicação, a prova seria que o Glade e Lysol (marcas de, respectivamente, aromatizador de ambiente e desinfetante), produzidos em 2018 e 2019, matariam o coronavírus. Confira:

Versão 1: “Estranho a Glade lançar um produto em 2018 …. já informando no rótulo que é eficaz contra Coronavirus”. Versão 2: “Glade fabricado em 2018 já matava Corona Virus. Vai se trancando em casa enquanto a China compra o mundo a preço de Banana #CoronaFakeVirus”.

Transcrição de trecho do áudio (traduzido): “Oi, amigo. Acabei de comprar este verdadeiro eliminador de odores. No entanto, ele possui uma peculiaridade que mata 99,9% dos germes, bactérias e vírus. Porém, o que me chamou a atenção é que, na parte de trás, o produto especifica as bactérias e vírus que ele ataca. Entretanto, há, especificamente, o coronavírus, o coronavírus humano. O que ocorre e o que mais me chamou a atenção é que esse produto foi fabricado em novembro de 2018, ou seja, antes que, supostamente, o coronavírus existisse. O que quero dizer com isso, senhores, é que o vírus sempre existiu, sempre, sempre. O que acontece é que agora o vêem como um grande negócio ou vão me dizer também que agora toda morte é causada pelo coronavírus?”.

Embalagem de Glade prova que novo coronavírus (Covid-19) já existia em 2018?

A informação causou rebuliço nas redes sociais e foi compartilhada centenas de vezes. Mas será que a informação de que a Covid-19 já existia há anos e de que o aromatizador de ambientes Glade já sabia que seria capaz de matar o novo coronavírus desde 2018 é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! A estrutura da história é muito parecida com outra fake news já desmentida pela equipe do Boatos.org. Na época, uma publicação afirmava que o desinfetante Lysol poderia curar o novo coronavírus e que essa já seria uma doença conhecida. Ou seja, uma história basicamente igual.

Ao procurar mais informações sobre o produto Glade, descobrimos que há, de fato, uma menção a “coronavírus” na embalagem do produto. Não à nova cepa (tipo) do vírus, mas sim à família do microorganismo. Na embalagem do produto Glade Oust é possível encontrar a menção de que o eliminador de odores pode matar vírus, como a Influenza A (que causa a gripe H1N1) e (parte da) família do coronavírus humano.

Entretanto, vale ressaltar que a Covid-19 é causada por uma nova cepa (tipo) de coronavírus, o 2019-nCoV. Ele foi identificado em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, após ter infectado diversas pessoas. Até o momento, 7 tipos diferentes de coronavírus humanos são conhecidos pelos pesquisadores. Eles incluem a SARS-CoV e a MERS-CoV, que também causaram surtos de outras doenças respiratórias ao redor do mundo, em 2002 e 2012, respectivamente.

E bem, antes que as pessoas resolvam sair correndo aos mercados, há duas questões bastante importantes. A primeira é que o produto não cura o novo coronavírus (2019-nCoV). Ele, como muitos outros produtos de limpeza, mata o vírus em superfícies.

A segunda é que o produto da marca Glade mostrado no vídeo não existe no Brasil, mas sim na Espanha. Como é possível observar no site brasileiro da empresa, o desodorizador de ambientes do Brasil não tem a informação que mata bactérias ou vírus. Na descrição do produto, há apenas a informação de que o spray elimina os maus odores.

Em resumo: a história que diz que o produto da marca Glade mata o novo coronavírus e isso seria a prova de que o vírus já existe há algum tempo é falsa! O produto, de fato, existe, mas não é vendido no Brasil, apenas na Espanha. Além disso, o produto promete eliminar algumas cepas da família coronavírus, não o novo tipo identificado. Por isso, o produto não serve para comprovar um suposto “negócio da China” para comprar o mundo. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima e não esqueçam de lavar as mãos!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2WxUidR
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)