Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vanguard já fabricava vacina para Covid-19 (coronavírus) e isso prova armação dos chineses #boato

Vanguard já fabricava vacina para Covid-19 (coronavírus) e isso prova armação dos chineses #boato

Vanguard já fabricava vacina para Covid-19 (coronavírus) e isso prova armação dos chineses, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Novo coronavírus é uma armação dos chineses, pois vacina Vanguard para cães já protege contra o novo coronavírus (Covid-19). 

Desde que o novo coronavírus infectou o primeiro chinês, o que não faltam são teorias da conspiração. O objetivo seria apenas um: a China dominar a economia mundial. E as histórias vão longe (no quesito criatividade): que o novo coronavírus teria sido fabricado em laboratório, que ele já existiria etc.

Mas, nos últimos dias, uma história passou de todos os limites. A publicação afirma que o novo coronavírus já existia e a prova seria a vacina Vaguard (uma medicação polivalente que protege contra diversas doenças infecciosas caninas). Segundo o vídeo que acompanha a postagem, um homem mostra a carteira de vacinação de seu cachorro e chama a atenção para a vacina Vanguard, que protege contra o coronavírus. Confira a transcrição do que o sujeito fala:

“O que nós temos que prestar atenção, é no que a gente acredita. No que você acredita? Em tudo o que você vê na TV? Em tudo o que você ouve no rádio? Muito cuidado, hein? Em tudo que você compartilha na internet. Olha aqui, eu tô com um cartão de vacina do meu cachorro, já fechei o ciclo aqui, nós demos a raiva aqui, o próximo vai ser em 2021, enfim. Mas não é isso o que eu quero mostrar não. O que eu quero mostrar é esse aqui, ó. Vou aproximar aqui para você ver.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Essa vacina, da marca Vanguard, muito utilizada pelos veterinários. Você, certamente, deve ter dado aí no seu gato, no seu cãozinho, enfim. Você leu aí o que ela combate? Tá vendo aqui? Coronavírus. Esse vírus não é novo, gente. Olha aqui, tá vendo aí? Vamos dar um zoom aqui para você ver direitinho. Tá lendo aí? Coronavírus. Então, agora dá para ver direitinho. Muito cuidado com o que a gente anda compartilhando. Esse vírus não é novo. Essa estratégia, desses malucos desses orientais, infelizmente, eles conseguiram mobilizar e causar esse desespero mundial. Em troca de quê? De aumentar a economia deles, mais uma vez, causando terror e desespero na população mundial.

Nós, brasileiros, somos fortes e não vamos cair nessa pilha não. Esse vírus aqui, ó. Ou seja, até meus cães estão imunes a esse vírus. É um vírus que ele apresenta mais nos mamíferos, não é? Aí, segundo informações que a gente viu aí na TV, que vem do rato, de cobras, ou seja, mamífero. Ou seja, meu cachorro tá mais imunizado do que eu? Eles vêm falar agora que estão fabricando essa vacina? Ah, gente, me poupe. Esse vírus é antigo. Isso aí é mais uma mais uma estratégia de poder, porque os chineses querem dominar o mundo. Muito cuidado com o que você acredita aí na TV, o que você vê na internet, o que você ouve no rádio, tá bom?”.

Vanguard já fabricava vacina para Covid-19 (coronavírus) e isso prova armação dos chineses?

O vídeo causou impacto e deixou muita gente abismada com a suposta relação entre o coronavírus e a vacina. Mas será que a Vanguard para cães realmente protege contra a Covid-19 (novo coronavírus)? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Bem, infelizmente, essa não é a primeira vez que alguém levanta a hipótese de que o novo coronavírus (que causa a Covid-19) já existia há algum tempo e que, tudo o que está acontecendo, é apenas uma jogada da China. Mas, dessa vez, a história foi além: ela cita que até já existiria uma vacina para a doença.

Aqui no Boatos.org, nossa equipe, inclusive, já desmentiu o caso que afirmava que o novo coronavírus já existiria e a prova seria que os produtos Lysol e Glade eliminariam esse microorganismo.

Pois bem, como é possível ver nas imagens que acompanham a publicação, a vacina Vanguard, de fato, protege contra o coronavírus, mas esse tipo não é nem humano e muito menos o vírus que causa a Covid-19.

Os coronavírus são um grupo de vírus que pertencem à família Coronaviridae. São conhecidos desde a década de 1960 e podem afetar humanos e animais. O novo coronavírus, chamado de 2019-nCoV, foi identificado pela primeira vez no final de dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

Por ser um grupo, essa família possui diversas cepas (tipos) de vírus. E, como já dissemos anteriormente, há tipos que afetam humanos e tipos que afetam animais. No caso da vacina Vanguard, a proteção vale para um tipo de vírus animal.

A bula do medicamento informa que a vacina é eficaz para a proteção contra a enterite causada pelo coronavírus canino (CCoV). E só. Em nenhum momento, a bula cita o novo coronavírus (2019-nCoV) ou algum coronavírus humano.

O Programa de Residência Profissional em Saúde em Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), fez uma publicação para explicar a diferença entre os tipos de coronavírus e alertar para o uso indevido de vacinas animais em humanos (que pode até ser fatal).

Vale ressaltar que o homem ainda cita outra teoria já desmentida: a de que a China se deu bem com o surto do novo coronavírus. A equipe do Boatos.org já mostrou que essa teoria é pura balela aqui e aqui. A China não só não lucrou com tudo isso, como o mundo todo também teve prejuízos enormes.

Para finalizar, a história ainda cita sobre a origem do coronavírus ser de ratos e cobras. Essa teoria ainda não foi provada. Os pesquisadores ainda continuam trabalhando para conseguir responder de onde o novo coronavírus surgiu.

Em resumo: a história que diz que a vacina Vanguard para cães protege contra o novo coronavírus e essa é a prova de que o vírus já existia é falsa! Além da história não fazer o menor sentido, a bula da vacina informa que a medicação protege contra a enterite causada pelo coronavírus canino (CCoV). Ou seja, nada a ver com a cepa (tipo) humana que causa a Covid-19 (2019-nCoV). Sendo assim, tudo não passa de balela. Até a próxima (e não esqueça de tomar as medidas preventivas contra à Covid-19!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Mm2JRu