Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Menor cobra venenosa do mundo é encontrada dentro de pimentão #boato

Menor cobra venenosa do mundo é encontrada dentro de pimentão #boato

Menor cobra venenosa do mundo é encontrada dentro de pimentão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra menor cobra venenosa do mundo sendo encontrada dentro de um pimentão. Muito cuidado.

  Introdução

Volta e meia, circulam na internet mensagens que apontam para supostos grandes riscos que estariam em alimentos. A mais nova surgiu no exterior e começou a se espalhar no Brasil.

De acordo com mensagens que estão circulando online, um vídeo mostraria o que seria a menor cobra do mundo dentro de um pimentão. Junto ao vídeo, estão circulando alertas para o animal dentro do alimento.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Cobra venenosa dentro do pimentão”, diz uma das mensagens que circula online. “É fato ou fake que existe a menor cobra venenosa dentro do pimentão?”, indaga outra. Leia uma terceira versão da história e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

É conhecida como a menor cobra venenosa do mundo e é frequentemente encontrada dentro da pimenta verde. Por favor, sempre corte o pimentão verde antes de começar a usá-lo, mesmo que seja para moer, porque é venenoso mesmo quando usado para salada. Não devemos ser vítimas das circunstâncias.

@madalenascanavacca #cobra #venenosa #pimentao ♬ som original – Madalena Scanavacca

  Análise

A história circulou com muita força em algumas redes sociais como o TikTok e Twitter. Também vimos a mensagem no WhatsApp. A mensagem que acompanha o vídeo (que tem uma narração em outro idioma) tem algumas características de fake news como o caráter vago (não é dito sequer a espécie da cobra), o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Não é de hoje que “ameaças” como estas circulam na internet. Já desmentimos histórias falsas relacionadas a bacon, frango, banana, peixe e também pimentão (que será importante para a nossa parte da checagem).

Na checagem, vamos responder às seguintes questões. 1) É verdade que o animal que foi encontrado dentro de um pimentão é a menor cobra do mundo? 2) Qual é o animal que está no pimentão em questão? 3) Qual é a menor cobra venenosa do mundo?

Checagem

É verdade que o animal que foi encontrado dentro de um pimentão é a menor cobra do mundo?

Não. Curiosamente, um vídeo similar já foi utilizado em uma fake news que o Boatos.org desmentiu. Na época, era dito que se tratava de um verme “fatal” que estaria no pimentão e se chamava Simla Mirch. Na ocasião, apontamos que não se tratava do verme. Também não classificamos o bicho como a “menor cobra venenosa do mundo”.

Qual é o animal que está no pimentão em questão?

Relembre o que escrevemos a respeito do assunto: “Ao olhar com mais atenção para o vídeo das publicações, é possível perceber uma grande semelhança com parasitas do tipo ‘Nematophorma’ (ou nematomorfos), em especial, a ordem dos ‘Gordioidea’, que lembram muito fios de cabelo. Nesse caso, o indicado é limpar bem o alimento e cozinhá-lo, para evitar a contaminação”. Ou seja: não tem nada de cobra venenosa.

Qual é a menor cobra venenosa do mundo?

Ficamos curiosos e resolvemos procurar a respeito do assunto. Nas nossas pesquisas, chegamos à cobra coral-mirim. Ela, apesar de venenosa, não seria, em teoria, uma grande ameaça às pessoas (justamente por conta do tamanho).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostre o que seria a menor cobra venenosa do mundo. O que está no vídeo é um parasita. Ele não é “inofensivo”, mas não tem nada de peçonha.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm