Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bacon está sendo vendido com vermes, larvas e bichos #boato

Bacon está sendo vendido com vermes, larvas e bichos #boato

Boato – Nas imagens no Facebook, consumidores indignados mostram o bacon da Sadia com vermes, larvas e bichos. É nojento!

Não é de hoje que surgem na internet relatos de pessoas que consumiram alimentos contaminados de marcas famosas. Alguns casos, inclusive, já foram parar na Justiça e resultaram em indenizações altas aos consumidores prejudicados, além de menor credibilidade na marca denunciada.

Recentemente, seguindo essa linha de denúncias de alimentos, começaram a circular na internet alguns vídeos do bacon da Sadia supostamente cheio de vermes, larvas e bichos. Nas imagens, os consumidores aparecem indignados mostrando a situação do alimento comprado, alertando os internautas e pedindo o compartilhamento da denúncia. Veja os textos originais das publicações que estão rodando o Facebook:

Versão 1: Vermes no bacon Fiquem atentos… Versão 2: Só quem é cego que não vê, mas em Levítico 11,Deus já tinha avisado pra não comer! Versão 3: Olha ai pessoal venho aqui alerta a todos comprei esse bacon no carrefur limao hj olha so isso cheio de bicho vamos compartilhar cuidado pessoal isso é uma vergonha

Bacon está sendo vendido com vermes, larvas e bichos?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens deixaram muitas pessoas desconfiadas. Mas será mesmo que as denúncias envolvendo o bacon da Sadia com vermes são realmente verdadeiras? A resposta é NÃO. E nós podemos comprovar que essa história se trata de mais um boato a partir dos seguintes fatos…

Primeiramente, as mensagens das publicações no Facebook carregam algumas das características de fake news que circulam online: são vagas (não trazem muitos detalhes do que está sendo falado), alarmistas (têm o intuito de chamar a atenção dos internautas e causar burburinho), possuem vários erros de português, pedidos de compartilhamento (para viralizar mais rápido) e, ainda, não cita fontes confiáveis.

Em segundo lugar, ao entrarmos em contato com a Sadia para explicar o que seriam essas “larvas”, descobrimos que, na realidade, não se tratam de larvas, mas sim de vasos sanguíneos naturais de suínos, o que é normal neste tipo de alimento. Leia a resposta completa da marca, que obtivemos por meio da assessoria de imprensa:

O que se vê no vídeo são apenas vasos sanguíneos naturais dos suínos, que são bastante diferentes de larvas de tênias. Reforçamos que nossos produtos passam por rigorosos testes para garantir a qualidade até que cheguem ao consumidor. Qualquer dúvida, seguimos à disposição.”

Resumindo: Os vídeos que aparecem nas redes sociais mostrando o bacon com vermes, larvas e bichos não trazem uma denúncia verdadeira. Na realidade, houve um equívoco por parte dos consumidores que gravaram as imagens, uma vez que as tais “larvas” não se tratam verdadeiramente de larvas, mas sim de vasos sanguíneos suínos, que são naturais neste tipo de carne.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.