Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Menino morre após tomar a vacina contra Covid-19 e desmaiar #boato

Menino morre após tomar a vacina contra Covid-19 e desmaiar #boato

Menino morre após tomar a vacina contra Covid-19 e desmaiar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que menino desmaia após se vacinar contra a Covid-19 e, depois, morre por causa da vacina

A vacina bivalente contra a Covid-19, que protege contra a cepa original do vírus e contra a variante ômicron, já está disponível para toda a população acima de 18 anos no Brasil. A notícia foi dada pelo Ministério da Saúde no dia 24 de abril de 2023.

A nova recomendação veio após menos de dois meses do início da vacinação com o imunizante bivalente. Até o momento, mais de 10 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina bivalente.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um menino teria morrido na Paraíba após tomar a vacina bivalente contra a Covid-19. Segundo uma publicação, o menino teria desmaiado logo após tomar o imunizante e morrido em sequência. Ainda segundo a história, um vídeo do pai desesperado e quebrando o hospital ao saber da notícia seria a prova. Confira:

Versão 1: “Criança morre depois de tomar vacina COVID”. Versão 2: “criança morre depois da vacina de covide. vacinação mata criança na Paraíba. pai desesperado ao ver seu filho morto”. 

Menino morre após tomar a vacina contra Covid-19 e desmaiar?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação criou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e acendeu um sinal de alerta. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na origem dos vídeos.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta caráter vago, extremamente alarmista, não cita fontes confiáveis e não existem notícias sobre o assunto na internet.

Além disso, não é de hoje que o movimento antivacina compartilha histórias falsas para criar pânico na população. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que um médico anestesiologista de Fortaleza teria morrido de infarto por causa da vacina bivalente contra a Covid-19. Também a que indicava que a menina que gritou “fora, Bolsonaro” ao se vacinar, foi filmada vomitando e teria morrido por conta da vacina e, por fim, a que apontava que todos que tomaram a vacina bivalente estariam passando mal em hospitais.

Ao procurar por informações sobre mortes relacionadas à Covid-19 no Brasil, não encontramos nada. Dados do Ministério da Saúde mostram que até o momento, nenhuma criança morreu em decorrência da vacinação contra a Covid-19.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre os vídeos usados como prova. No caso do vídeo do menino, o que ocorreu foi algo comum. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os desmaios em jovens entre 11 e 18 anos durante a vacinação são comuns e representam 62% dos casos. O CDC destaca que, em geral, essa situação ocorre por causa do medo da agulha, medo de sentir dor ou pela ansiedade. O desmaio também pode acontecer por hipoglicemia ou até pelo calor.

Já o vídeo que mostra o pai desesperado e quebrando tudo no hospital já passou aqui pelo Boatos.org. Na época, a história apontava que a vacina teria matado uma criança na Paraíba e o pai teria ficado desesperado. Assim como explicamos na época, o vídeo foi gravado em 2019, no Amazonas. As imagens mostram a dor e a revolta de um homem que perdeu sua esposa e seu filho. A mulher estava grávida, perdeu a criança e veio a falecer depois.

Em resumo: a história que diz que um menino morreu após se vacinar contra a Covid-19 é falsa! O vídeo do menino foi cortado. O vídeo do pai desesperado não é recente e muito menos foi feito na Paraíba. Ele foi gravado em 2019, no Amazonas. Na oportunidade, o homem recebeu a notícia que sua esposa, que estava grávida, havia perdido o bebê e, posteriormente, faleceu.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm