Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Todos que tomaram vacina bivalente estão passando mal em hospitais #boato

Todos que tomaram vacina bivalente estão passando mal em hospitais #boato

Todos que tomaram vacina bivalente estão passando mal em hospitais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Funcionária de hospital está revelando que todos que tomaram a vacina bivalente estão passando mal, que as vacinas servem para controle populacional e que vão aplicar a vacina contra Covid-19 junto com a da gripe.

A vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente segue avançando (de forma mais discreta graças a situação de momento da pandemia) no país. Ao mesmo tempo, as fake news sobre o novo imunizante que está sendo aplicado no Brasil também seguem avançando nas profundezas da internet.

A mais nova aponta para um “áudio bombástico” que seria de uma funcionária de um hospital no qual funcionários e idosos haviam sido vacinados. De acordo com a mulher, todos que tomaram a vacina bivalente estão passando mal. A mulher teria falado ainda que a vacina seria criada para “matar o povo” e fazer “controle populacional”.

Um segundo áudio aponta também que a vacina da Covid-19 seria colocada junto com a vacina da gripe para que as pessoas “tomassem e morressem”. “ÁUDIO: FUNCIONÁRIA DE HOSPITAL ALERTA QUE TODOS LÁ TOMARAM A VACINA BIVALENTE E TODOS ESTÃ O PASSANDO MAL. MUITOS NÃO CONSEGUEM ANDAR”, diz a mensagem que circula online. Leia a transcrição dos áudios:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Áudio 1: Viu? Ei Ju só estou fazendo esse áudio porque eu estou aqui no Laite. Todos os funcionários e todos os idosos tomaram a vacina bivalente. E todos os funcionários estão passando mal. Febre, enjoo, vômito náusea, dificuldade pra andar, Ana Clara está com íngua. E segundo Ana Clara, Ana Clara tem um grupo de todas as instituições pra idosos do Brasil. E conversando com eles todas as pessoas dessas instituições também passaram mal. Então pense duas vezes antes de tomar essa vacina, hein? Cuidado. E tem idoso aqui, Ana Clara não quer que fala ou não, mas eu vou falar. Tem idoso aqui que está sem andar. Que é tomou a vacina segunda-feira e está sem andar. Tá? Então você fica esperta, não vai nessa onda povo não, hein? Que eles tão querendo é matar o povo, é controle populacional

Transcrição: Jean não deixe ninguém da sua família tomar a tal da bivalente pra covid tá? Que já está sendo aplicada. E não deixe nenhum idoso tomar nenhum, ninguém, ninguém, ninguém, né só idoso não tomar a vacina da gripe. Eles vão como as pessoas não querem tomar a vacina da covid eles vão enfiar a vacina da covid dentro da vacina da gripe. E todas duas vão ser fabricadas pela Pfizer

 O objetivo é exterminar cinquenta por cento da população do mundo avise todos os seus contatos e avise seus contatos pra mandar pros contatos deles não tomemos esta vacina. Sobre hipótese alguma. Eu fui renovar minha carteira de habilitação. Não sei se já te contei isso. Se contei desculpa mas eu não estou lembrando. E o médico que me atendeu me disse que o que o consultório dele no momento a patologia que ele mais atende e está cheio de pacientes sequelados das vacinas da covid sequelados da vacina da covid né? Não é sequelado da covid não. É das vacinas da covid. Tá? Porque as vacinas estão deixando muito mais sequelas do que a própria doença.

Os que sobreviveram a doença tiveram e sobreviver estão bem as vacinas tem um mundo de sequelados. Ele disse que ele não tomou vacina nenhuma, não vai tomar e usou o tratamento precoce para todos os pacientes de covid que ele atendeu Como eu também usei. Só que ele, eu não perdi nenhum paciente. Só que ele usou o protocolo de Madrid, que é o tratamento precoce rigorosamente do primeiro ao último item. Eu só tive que entrar com anticoagulante pra dois pacientes lá do Rio Grande do Sul. Tá? O resto eu não precisei de usar anticoagulante não. Ele me disse que ele entrou com com o protocolo inteiro. Inclusive antes do ano pra todos os pacientes dele Não deixe ninguém se vacinar

Todos que tomaram vacina bivalente estão passando mal em hospitais?

A mensagem não demorou para se espalhar junto com os dois áudios entre grupos antivacinas em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que todos que tomaram a vacina bivalente estão “passando mal em hospitais”.

O segundo áudio (que fala da vacina da Covid-19 junto com a vacina da gripe) já foi desmentido no Boatos.org outro dia. Veja o que escrevemos a respeito do assunto:

Para começar, a tese da mulher (que não é médica ou é uma médica mentirosa que ainda se contradiz durante a fala) se baseia em informações falsas. Uma delas é que a vacina da Covid-19 causa mais males do que contrair a própria Covid-19.

Está mais do que claros os benefícios da vacinação. Foi só depois da vacinação em massa que conseguimos nos livrar do número aterrador de casos graves e mortes por conta da doença. A vacina tem eficácia comprovada e o número de eventos graves por conta da doença (não esqueçamos que o Brasil beira as 700 mil mortes) é muito maior do que pela vacinação.

Além disso, esta história de a Pfizer ter um plano de matar metade da população mundial nada mais é do que uma fake news que desmentimos outro dia. Na realidade, o CEO da empresa teve uma fala durante o Fórum Mundial de Davos adulterada. Em nenhum momento, ele falou em exterminar metade da população mundial. Relembre o que escrevemos:

O fator lógica e um olhar na realidade já começam a revelar a farsa. Isso porque se o objetivo das vacinas era “reduzir a população”, o objetivo não foi alcançado. Pelo contrário, foram as vacinas, na prática, reduziram as mortes por Covid-19 (doença sim por quase 7 milhões de mortes no mundo).

Quem acha que as vacinas são responsáveis por mortes está em um dos dois grupos a seguir: criminosos que visam enganar trouxas ou trouxas que estão sendo enganados por criminosos.

Além disso, a mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Sobre o tema “vacinas vão reduzir a população”, já desmentimos uma fake news de 2019 (que nem mencionava a Covid-19) e uma da pandemia que apontava que Bill Gates teria dito isso.

Assim como nos casos anteriores, a mensagem (que tem características de fake news como o caráter alarmista e os erros de português) é falsa. Para chegar à verdade, procuramos pela fala original. A fala foi feita, de fato, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2022. Na ocasião, o CEO da Pfizer disse o seguinte:

Eu  acredito que esteja cumprindo um sonho que tivemos juntos com minha equipe de liderança quando começamos em 2019. Nos encontramos em janeiro de 2019 na Califórnia para estabelecer metas para os próximos cinco anos e uma delas era reduzir, até 2023, em 50% o número de pessoas no mundo que não podem pagar pelos nossos medicamentos. Eu acredito que hoje esse sonho está se tornando realidade.

A fake news que está circulando se baseia em um vídeo no qual o trecho “que não podem pagar pelos nossos medicamentos” foi cortado para dar a impressão de que a Pfizer quer reduzir as pessoas no mundo em 50%. Ou seja: a fala foi totalmente retirada de contexto.

Por fim, as vacinas da gripe e bivalente. Apesar de existir planos de junção das vacinas contra o Sars-CoV-2 e dos vírus influenza em apenas uma fórmula, isto está apenas em estudos.

No momento, a vacina bivalente está sendo aplicada em idosos (de início, ela será aplicada apenas em grupos prioritários) e apenas em abril começará a vacinação contra a gripe. A vacina contra a influenza utilizada pelo governo não é da Pfizer. É do Instituto Butantan.

Vocês já viram que é falso que a vacina da Covid-19 não será misturada com a vacina da gripe. Sobre a outra acusação (a de que todos estão passando mal e que a vacina foi criada para reduzir a população), o áudio não passa de uma série de acusações sem provas e baseadas em informações falsas.

Sobre os efeitos colaterais das vacinas. Desde o início da pandemia, o que não tem faltado é fake news sobre os efeitos colaterais que seriam pior do que se infectar com a Covid-19 (temos exemplos aqui, aqui e aqui). Também já desmentimos fake news que apontam que as vacinas servem para reduzir a população (outro dia desmentimos essa).

O que a mulher faz no áudio é nada mais do que reproduzir estar informações falsas e, mediante acusações gravíssimas, se exime do elementar: apresentar alguma prova.

Resumindo: assim como uma série de conteúdos que tem circulado nos últimos dias, o áudio que fala que “todos estão com efeitos colaterais graves por conta da vacina bivalente” é falso. Não passa de um amontoado de mentiras que só faz reproduzir fake news já manjadas contra as vacinas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso