Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacina mata criança na Paraíba e pai fica desesperado ao ver filho morto #boato

Vacina mata criança na Paraíba e pai fica desesperado ao ver filho morto #boato

Vacina mata criança na Paraíba e pai fica desesperado ao ver filho morto, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Uma criança morreu ao ser vacinada contra a Covid-19 na Paraíba. Vídeo mostra o momento em que o pai ficou desesperado ao ver o filho morto.

O que não tem faltado nos últimos dias é desinformação relacionada à vacinação infantil. Desde quando se falou na aprovação dos imunizantes até agora, momento em que as vacinas estão começando a serem aplicadas, histórias falsas com ataques às vacinas têm se espalhado na internet.

O último conteúdo que tivemos acesso aponta para um suposto ocorrido na Paraíba. Um vídeo (que não será exibido aqui) mostra um homem revoltado em uma instituição de saúde e é acompanhado da seguinte legenda “vacinação mata criança em paraiba pai desesperado ao ver filho morto”.

Vacina mata criança na Paraíba e pai fica desesperado ao ver filho morto?

Não demorou para a história se espalhar com toda a força, principalmente no WhatsApp. Só que, além da informação do menino ter morrido por causa de uma ser falsa, o vídeo não tem qualquer relação com mortes de crianças por vacinação.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem (ou a ausência dela) já nos deixou desconfiados da veracidade da informação. O texto que acompanha o vídeo tem características como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis.

E, como falamos anteriormente, o que não tem faltado na internet são informações falsas sobre a vacinação infantil. Temos até duas que têm, por assim dizer, elementos da fake news de hoje. Uma delas aponta que 60 crianças estão “passando mal na Paraíba”. Outra aponta que uma criança morreu por conta da vacinação.

Ao buscar por informações sobre a suposta morte de crianças na Paraíba, nada encontramos. Ao contrário: em checagem do Projeto Comprova sobre o assunto, a Secretaria de Saúde da Paraíba apontou que não houve nenhum caso de evento adverso com vacinas no estado (muito menos mortes).

Ao fazer uma busca reversa sobre o vídeo, encontramos (além da checagem do Projeto Comprova) de onde o vídeo saiu. Na realidade, o vídeo foi gravado em 2019 no Amazonas. Na ocasião, as imagens mostravam a indignação de uma pessoa após a esposa, que estava grávida, perder o bebê e morrer. A informação também foi confirmada pelo Projeto Comprova.

Resumindo: a história que aponta que uma criança morreu por causa da vacinação na Paraíba e o pai ficou desesperado é falsa. O vídeo que está circulando online foi gravado em 2019 no Amazonas e não há nenhum registro de criança morta por conta da vacinação na Paraíba.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso