Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Menina que gritou “fora Bolsonaro” ao se vacinar, foi filmada vomitando e morreu por conta da vacina #boato

Menina que gritou “fora Bolsonaro” ao se vacinar, foi filmada vomitando e morreu por conta da vacina #boato

Menina que gritou fora Bolsonaro ao se vacinar, foi filmada vomitando e morreu por conta da vacina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após se vacinar e gritar “fora, Bolsonaro”, menina é flagrada vomitando em vídeo e acaba morrendo em seguida.

A vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 a 11 anos, no Brasil, viveu momentos de tensão no final de 2021. Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso dos imunizantes em crianças, o Ministério da Saúde resolveu fazer uma consulta pública para saber a opinião da sociedade sobre o assunto.

A decisão, é claro, revoltou outras autoridades da área da Saúde e a própria Anvisa, responsável pela liberação de medicamentos no país. Após o impasse, o Ministério da Saúde acabou incluindo crianças entre 5 e 11 anos no Plano Nacional de Vacinação.

E desde que a imunização para crianças começou, o que não faltaram foram bons momentos e situações engraçadas. Mas de acordo com uma informação que está circulando nas redes sociais, uma menina que foi recentemente vacinada e gritou “fora, Bolsonaro”, após a imunização, teria morrido após a vacina. Segundo a publicação, a menina teria sido flagrada vomitando em um vídeo, antes de falecer.

Menina que gritou “fora Bolsonaro” ao se vacinar, foi filmada vomitando e morreu por conta da vacina?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e fez sucesso em grupos antivacina. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de fontes confiáveis e da origem da história.

Pois bem, ao analisarmos o texto, percebemos que se trata de um desdobramento de uma fake news que já foi desmentida aqui no Boatos.org. Na história original, grupos antivax apontavam que uma menina teria sido filmada vomitando após tomar a vacina contra a Covid-19.

E de acordo com a história de hoje, essa mesma menina teria gritado “fora, Bolsonaro” e, agora, não teria resistido à vacinação e morreu logo após ser gravada vomitando. Bem, logo de cara, ficamos desconfiados com a história. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis. É importante ressaltar, especialmente, o caráter vago, uma vez que a história de hoje aponta, sem nenhuma prova, que a menina que gritou “fora, Bolsonaro” seria a mesma menina que teria sido gravada vomitando, após a vacinação.

Além disso, informações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19, infelizmente, não são novidade na internet, A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas e todos os textos podem ser consultados aqui.

Se isso não bastasse, ao fazer uma comparação entre o vídeo da história antiga e o vídeo da história atual, é possível perceber que a aparência das duas crianças é diferente. Além disso, não existe qualquer notícia que sustente a teoria de que a menina teria morrido após se vacinar.

Ao procurar por mais informações sobre a história, descobrimos que ela também foi desmentida pelo Projeto Comprova. Segundo a checagem realizada pelo serviço de fact-checking, o sotaque das meninas é diferente. Além disso, o Projeto Comprova aponta que, no vídeo da menina que aparece vomitando, é possível ver um menino com o uniforme de uma escola da rede municipal de Salvador (BA). De acordo com o serviço de checagem, o estado não registrou nenhuma morte em decorrência de reações adversas dos imunizantes.

Por fim, vale destacar que, caso houvesse alguma morte por causa da vacinação contra a Covid-19, com certeza a situação viraria notícia. Assim como ocorreu diversas vezes ao longo da pandemia, em supostos casos que teriam relação com os imunizantes (mas que não se sustentaram depois, como a situação que ocorreu com uma menina, em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo).

Em resumo: a história que diz que menina que gritou “fora, Bolsonaro” é a mesma menina que aparece em vídeo vomitando, após se vacinar, e que ela morreu por complicações da vacina é falsa! A história de hoje é uma continuação de outra história já desmentida aqui no Boatos.org. Na época, uma história apontava que uma menina teria sido flagrada vomitando, após tomar a vacina. A história de hoje aponta que essa seria a mesma menina que gritou “fora, Bolsonaro”, após se vacinar, e que  a jovem teria morrido. Entretanto, não existem fontes ou dados que sustentem tal afirmação. Além disso, outros sites de checagem desmentiram a informação e apontaram se tratar de duas meninas diferentes. Por fim, não existem relatos e nem confirmações de mortes por causa de efeitos adversos das vacinas. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso