Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > 7 boatos que circulam na internet sobre o jogo Baleia Azul

7 boatos que circulam na internet sobre o jogo Baleia Azul

Já que as pessoas estão em alerta por causa do jogo do suicídio, fizemos uma lista sobre as mentiras envolvendo o jogo Baleia Azul.

Desde que as histórias sobre o jogo Baleia Azul começaram a se espalhar, as coisas ficaram fora de controle. Na internet, diferentes versões de acontecimentos e notícias se espalharam muito rápido, assim como imagens fora de contexto. Como era de se esperar, tem gente se apropriando da histeria causada pelo jogo para distorcer as coisas e gerar mais pânico ainda.

O assunto do momento é esse, e os boatos seguiram o fluxo. Por isso, separamos sete mentiras envolvendo o jogo Baleia Azul para você ficar atento e não cair.

1 – Não instale o jogo, vão roubar seus dados e sua vida

O primeiro boato da lista serve para explicarmos o que de fato o Baleia Azul é e o que não. Em forma de alerta, começaram a repassar uma mensagem no WhatsApp falando dos perigos de se instalar o jogo Baleia Azul, se fizéssemos isso teríamos os dados e contatos roubados, e acabaríamos nos matando por causa da indução ao suicídio.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Acontece que o Baleia Azul não é um jogo. Não existe um aplicativo a ser baixado ou um esquema com vários participantes onde o objetivo é um deles ganhar no fim. O Baleia Azul é na verdade um desafio que está rondando a internet, onde os participantes tem que ir cumprindo tarefas até chegar à final – cometer suicídio.

Não existe nenhum registro sobre roubo de dados ou de contatos até agora. Apenas diz-se não disse sobre o desafio circulando na web. Mas o alerta de fato existe, prefeituras como a de Curitiba, por exemplo, oficializaram o aviso sobre os perigos do Baleia Azul. Seja como for, não é um jogo, não é um aplicativo, não pode ser baixado e não rouba os contatos das pessoas. Leia mais sobre o boato aqui.

2 – Estão clonando telefones para o Baleia Azul

Outra mentira envolvendo esse desafio absurdo chamado Baleia Azul foi a da clonagem de telefones. Isso mesmo, enquanto as pessoas se assustavam cada vez mais com os relatos sobre o desafio, começou a circular a mensagem de que por trás do Baleia Azul têm-se clonado números de telefone através dos dígitos 31 99778 9305.

Acontece que esse número de telefone que supostamente clona os outros  é velho conhecido no mundo dos boatos. Trata-se de um telefone antigo que já circulou em outras balelas muito antes dos casos do desafio da Baleia Azul.

No site mesmo já desmentimos histórias com esse número, que, aliás, continua desabilitado. Portanto, não existe qualquer relação entre esse número de telefone e o Baleia Azul. Só para nos manter no “mais do mesmo”, utilizaram um boato velho com algo do momento e fizeram circular por aí. Leia mais sobre o boato aqui.

3 – Cuidado com essas meninas!

Entre os tipos mais perigosos de boatos (porque sim, não se iluda que boatos são não perigosos) estão aqueles em que se utilizam imagens de pessoas desconhecidas e sem o consentimento delas. E foi o que aconteceu em mais esta história falsa envolvendo o desafio Baleia Azul.

Com o tema em alta começaram a circular na internet duas imagens de garotas que estariam “adicionando” pessoas a um grupo do Facebook do jogo Baleia Azul. Acontece que, como bem já mencionamos, não se trata de um jogo, não se tem necessariamente que ser adicionado para participar, não depende de ninguém entrar nessa, apenas da pessoa que assim quiser e se sentir “desafiada”.

Além disso, as imagens que foram utilizadas são de uma cantora norte-americana (que nem sonha que o rosto dela tem sido envolvido nessa balela bizarra) e pior, de uma jovem brasileira que tem seu rosto estampado em bancos de imagens para produção de perfis fakes. Logo, não há meninas adicionando pessoas em grupo do Facebook, e os rostos repassados são de quem não tem nada a ver com isso. Leia mais sobre o boato aqui.

4 – Balas envenenadas são o próximo passo

Conforme as histórias envolvendo o desafio Baleia Azul foram se espalhando parece que a noção das pessoas quanto aos perigos de se espalhar conteúdo sem cuidado foi diminuindo ainda mais.

Depois das versões que já comentamos, acharam por bem espalhar uma mensagem em que o “Lucas” assumia estar participando do jogo Baleia Azul e lamentava que o próximo passo seria dar balas envenenadas a crianças em uma creche. Segundo a mensagem, “Lucas” não poderia mais voltar atrás e por isso pedia desculpa.

Porém, essa mensagem circulou em vários estados e, como em Minas Gerais ela circulou mais, a própria polícia agiu informando que a história do Lucas e do envenenamento eram mentira.

A coisa toda degringolou de vez quando, em algumas versões da mensagem, começaram a repassar a foto de um rapaz de Minas. Com medo, o jovem também esclareceu que não tem relação nenhuma com o desafio Baleia Azul e que jamais envenenaria crianças. Mais uma vez alguém teve o nome e a imagem relacionados a um tema perigoso. No entanto, nenhum mal maior se concretizou contra terceiros, ainda bem. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – A primeira vítima

Dá para dizer que a situação ficou ainda mais séria quando começaram a espalhar a história de que a primeira vítima brasileira do jogo Baleia Azul tinha surgido. Segundo a mensagem que espalharam na web, um menino de 13 anos de Nova Iguaçu (RJ) seria a primeira pessoa do Brasil a se matar por causa do jogo.

Acontece que, depois de muita pesquisa e de entrar em contato com a família do menino, o Boatos.org descobriu que a causa PROVÁVEL da morte era de fato suicídio, mas que a polícia não concluiu NENHUMA relação com o desafio Baleia Azul. Segundo o primo do jovem, ele sequer tinha perfil em redes sociais.

A família acredita que não percebeu que o menino vinha apresentando quadro de depressão, e até a igreja a qual ele fazia parte emitiu uma nota afirmando que a triste morte do jovem não tinha relação com jogos ou rituais. Novamente, utilizaram um acontecimento verdadeiro – a morte de uma criança – para espalhar uma mentira. Leia mais sobre o boato aqui.

6 – A menina que se cortou e mostrou para o mundo

Outra história que apareceu para chocar as pessoas e espalhar ainda mais medo foi a da menina que se automutilou por causa do desafio Baleia Azul. Enquanto o tal desafio ganhava mais e mais atenção na internet, as fotos de uma jovem com os braços e o rosto cortado foram compartilhadas junto com a mensagem de que ela era uma participante do jogo.

Porém, depois de buscar informações descobrimos que as fotos são de antes dessa onda de histórias sobre Baleia Azul. As imagens são de uma moça das Filipinas e surgiram no início de janeiro. Segundo os relatos que encontramos a jovem se automutilou após uma briga com o namorado e decidiu compartilhar as fotos nas redes sociais.

Seja como for, tudo ocorreu há meses, a moça não é brasileira e não há relação do ocorrido com o Baleia Azul. Logo, utilizaram algo que já estava “por aí” para alimentar a imaginação das pessoas sobre esse péssimo desafio. Leia mais sobre o boato aqui.

7 – “Vamos atrás da sua família se você sair”

Para finalizar essa lista separamos a história que afirma que “você não pode sair do jogo” sob pena de ter sua família morta. Em algumas versões de relatos envolvendo o desafio da Baleia Azul, começaram a afirmar que não há a opção de sair. Acontece que há sim, se você está vivo, NUNCA (atenção nessa parte) é tarde para voltar atrás nesse desafio.

Dos casos de suicídio em que a polícia concluiu haver relação com o jogo – em Minas Gerais e no Mato Grosso – o que se sabe é que há de fato pressão de outros desafiados para que você não desista.

No entanto, é muito improvável que essas pessoas tenham braços (células ativas, digamos assim) que alcancem qualquer um em qualquer lugar. Das investigações até o momento, esses grupos eram compostos por no máximo 20 pessoas. Portanto, não ajuda muito espalhar que “não há volta” nesse caso, isso só piora a cabeça de quem, infelizmente, caiu na armadilha desse desafio. Leia mais sobre o boato aqui.

Nota: estar em alerta e manter a atenção sobre o comportamento das pessoas que nos cercam é importante sim. Segundo dados da ONU o suicídio causa uma morte a cada 40 segundos no mundo, isso é muito grave e muito sério. De qualquer forma, compartilhar caos e medo só facilita o acesso das pessoas que tem predisposição ao suicídio a métodos de cometê-lo mais facilmente. Cuidado, muito ajuda quem não atrapalha.