Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Mensagem de Natal do papa Francisco começa com “o Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa” #boato

Mensagem de Natal do papa Francisco começa com “o Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa” #boato

Papa Francisco disse, em mensagem de Natal, que você é o pinheiro, a decoração, o sino etc, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em mensagem de Natal, o papa Francisco diz que o Natal costuma sempre ser uma ruidosa festa e que, na realidade, você é o Natal.

O Natal chegou, já tem muita gente comemorando e, como sempre, o papa divulgou a sua mensagem natalina. E, de acordo com um texto que circula por aí, a mensagem teria como tema “você é o Natal”.

Um texto está circulando como se fosse a mensagem de Natal. O texto começa com o trecho “o Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa” e tem como “moral da história” a mensagem de que “você é o Natal”. Leia o texto que circula por aí:

FELIZ NATAL “O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor. Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma. O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros. Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos. A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior. O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano.

O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos. Você serão os “votos de Feliz Natal” quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício. A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado. Você é a noite de Natal quando consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, em silêncio recebe o Salvador do Mundo. Um muito Feliz Natal a todos que procuram assemelhar-se com esse Natal.” – Papa Francisco

Papa Francisco divulga mensagem de Natal que começa com “o Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa”?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças por aí neste período natalino. Só que, além de a mensagem se falsa, ela foi desmentida no Boatos.org em 2019. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Uma rápida leitura pela publicação já é o suficiente para causar desconfiança. Isso porque ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago (não diz quando ou onde o texto teria sido publicado), alarmista e não cita fontes confiáveis.

Como se isso não bastasse, os boatos envolvendo o papa Francisco também são constantes. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que o papa Francisco teria sido condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato. Também o que afirmava que um vídeo seria a prova de que o papa Francisco seria a besta do Apocalipse e, por fim, a história que apontava que o papa Francisco teria dito que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro.

Resolvemos, então, procurar por mais detalhes sobre o suposto texto escrito pelo papa Francisco e descobrimos que apenas a primeira frase foi dita pelo papa. A publicação com a frase foi feita no dia 23 de dezembro de 2013, no Twitter.

O restante do texto, entretanto, pertence a outro autor. De acordo com a página informativa sobre o Vaticano em espanhol, o texto seria de outro sacerdote. Vale ressaltar que o próprio Vaticano fez questão de desmentir toda a história e ainda alertou os fiéis a conferirem as páginas oficiais da Igreja Católica antes de saírem compartilhando informações por aí. Por fim, ao buscarmos por mais detalhes sobre o texto no site oficial do Vaticano, nada encontramos.

Só para complementar: em 2021, a mensagem de Natal do papa nada tem a ver com o que está escrito. O título da mensagem (que pode ser lida aqui) é “neste Natal, pedir a Jesus a graça da pequenez”.

Resumindo: o texto que está circulando em redes sociais como se fosse a mensagem de Natal do papa Francisco é antiga e nada tem a ver com qualquer mensagem divulgada pelo pontífice e já foi desmentida no passado por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso