Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo prova que o papa Francisco é a besta do Apocalipse #boato

Vídeo prova que o papa Francisco é a besta do Apocalipse #boato

Boato – De acordo com vídeo na internet, papa Francisco é a besta do Apocalipse e o Vaticano está sentado sobre sete montes. Filmagem é a prova da verdade. 

Sempre em evidência por seus posicionamentos, o Vaticano parece ser um dos alvos favoritos das teorias da conspiração que circulam na internet. E, nesse emaranhado de notícias duvidosas, nem o papa Francisco escapa.

Volta e meia, a equipe do Boatos.org acaba desmentindo alguma informação falsa associada ao pontífice. Mas parece que, mesmo assim, os boatos sobre a vida do papa Francisco estão longe de chegar ao fim e a prova é uma teoria da conspiração que está sendo compartilhada na internet nos últimos dias.

De acordo com a história que está circulando nas redes sociais, o papa Francisco seria a besta do Apocalipse e as provas estariam no vídeo que acompanha a publicação. De acordo com as imagens comprovam que o Vaticano está sentado sobre sete montes. Confira:

Versão 1: “PROVAS REAIS DE QUE PAPA FRANCISCO É A BESTA DO APOCALIPSE… Referências bíblicas e a História comprovam que o Vaticano está sentado sobre sete montes…”. Versão 2: “PROVAS REAIS DE QUE PAPA FRANCISCO É A BESTA DESCRITA EM APOCALIPSE. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação; E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. Apocalipse 17:4-6”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vídeo mostrou provas reais que o papa Francisco é a besta do Apocalipse?

Bem, a história causou muito burburinho nas redes sociais e deixou muitos católicos revoltados com as acusações. O fato é que as imagens viralizaram e os compartilhamentos multiplicaram. Mas será que algo dessa história faz sentido e o papa Francisco é, na verdade, a besta do Apocalipse? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga, (muito) alarmista, possui erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Toda a história se baseia em um vídeo dublado e anônimo (não encontramos nenhuma identificação no vídeo ou na própria mensagem).

Só isso já seria um prato cheio para a desconfiança. Mas para além disso, o vídeo não cita, em nenhum momento, o nome do papa Francisco. Ao contrário do que diz a mensagem, as imagens mostram apenas uma série de ataques à Igreja Católica e não cita, diretamente, o pontífice.

Resolvemos, então, ir atrás da origem do vídeo e descobrimos que se trata de um trecho do documentário ‘Who is the beast in the Book of Revelation?’ (em tradução livre: Quem é a besta no livro de Revelações?). O documentário, de cerca de 22 minutos, fala sobre a teoria de que a Igreja Católica estaria ligada ao demônio e foi baseada no livro ‘A woman rides the beast: The Roman Catholic Church and the Last Day’ (em tradução livre: uma mulher monta a besta: A Igreja Católica Romana e o último dia), escrito pelo pesquisador Dave Hunt, em 2004 (quando Francisco nem era papa). Em 2013, ele foi disponibilizado no YouTube e causou bastante polêmica.

Após a publicação das imagens, sites católicos e não-católicos rebateram todas as informações citadas no vídeo. De acordo com os veículos de comunicação, o narrador apenas reforça informações já citadas anteriormente sobre a ‘besta’ ser uma igreja e uma cidade, que tem um único homem que age e fala por todos, chegando à conclusão de que apenas a Igreja Católica teria todos esses detalhes. Para os sites, o narrador chega à uma conclusão vaga e pessoal, não provando nada. Ao buscar por qualquer outra informação sobre o papa Francisco ser a besta do Apocalipse, nada encontramos.

Em resumo: a história que diz que o papa Francisco é a besta do Apocalipse e o Vaticano está sentado sobre sete montes é falsa! O vídeo, na realidade, não fala nada sobre o papa Francisco, o que já acaba com toda a teoria que a publicação tenta construir. As imagens são um trecho de um documentário que faz um ataque à Igreja Católica e foi baseado em um livro cristão-protestante, do pesquisador Dave Hunt, quando Francisco sequer era o papa da Igreja Católica. Além disso, o vídeo apenas faz acusações e, no final, não prova nada. Trata-se apenas de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.