Papa Francisco diz, em mensagem de Natal, que você é “o pinheiro, a decoração, o sino” etc #boato

Boato – Papa Francisco traz reflexão sobre período natalino e deseja Feliz Natal a todos que buscam “assemelhar-se ao Natal”

O Natal está chegando. Depois de muita espera, o dia de “ver o Papai Noel”, trocar presentes, reunir a família e comemorar chegou. Com ele, também o clima natalino que invade ano a ano as casas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Pinheirinho, luzes, enfeites, presépio. Muitas pessoas ainda mantêm toda a tradição natalina e que traz sempre uma reflexão sobre o ano que passou.

Com base nisso, uma história ganhou repercussão nas redes sociais. De acordo com uma publicação, o papa Francisco teria proposto uma reflexão a respeito do Natal. Segundo o texto, que supostamente teria sido escrito pelo papa, as pessoas seriam como o pinheiro, a decoração, o sino, as luzes etc. Confira:

Natal chegando, novenas, preparações, correria, gastos e outras coisas mais… Aí vem o Papa Francisco e divulga esse texto: Esse Papa é realmente diferente! Olhem só a bela mensagem de NATAL.

O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor. Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma. O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida.

Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne. A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros. Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. […]

Papa Francisco disse, em mensagem de Natal, que você é “o pinheiro, a decoração, o sino” etc?

A mensagem inspiradora viralizou rapidamente nas redes sociais e emocionou muita gente. Mas será que o texto que diz que somos como o pinheiro, a decoração e o sino realmente foi escrito pelo papa Francisco? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Uma rápida leitura pela publicação já é o suficiente para causar desconfiança. Isso porque ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago (não diz quando ou onde o texto teria sido publicado), alarmista e não cita fontes confiáveis.

Como se isso não bastasse, os boatos envolvendo o papa Francisco também são constantes. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que o papa Francisco teria sido condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato. Também o que afirmava que um vídeo seria a prova de que o papa Francisco seria a besta do Apocalipse e, por fim, a história que apontava que o papa Francisco teria dito que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro.

Resolvemos, então, procurar por mais detalhes sobre o suposto texto escrito pelo papa Francisco e descobrimos que apenas a primeira frase foi dita pelo papa. A publicação com a frase foi feita no dia 23 de dezembro de 2013, no Twitter.

O restante do texto, entretanto, pertence a outro autor. De acordo com a página informativa sobre o Vaticano em espanhol, o texto seria de outro sacerdote. Vale ressaltar que o próprio Vaticano fez questão de desmentir toda a história e ainda alertou os fiéis a conferirem as páginas oficiais da Igreja Católica antes de saírem compartilhando informações por aí. Por fim, ao buscarmos por mais detalhes sobre o texto no site oficial do Vaticano, nada encontramos.

Em resumo: a história que diz que o papa Francisco escreveu um texto de reflexão, dizendo que você é como o pinheiro, as luzes e o sino é falsa! Somente a primeira frase do texto foi dita pelo papa. Além disso, o próprio Vaticano já desmentiu toda a história, apontando que o texto foi escrito por outro sacerdote. Ou seja, apenas #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)