Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco é condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato #boato

Papa Francisco é condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato #boato

Papa Francisco é condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Papa Francisco foi julgado e condenado pelos crimes de tráfico de crianças, estupro e assassinato, cometidos até 2010. 

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, causou bastante frisson após sua escolha para liderar a Igreja Católica. Argentino, Francisco foi escolhido após o ex-papa Bento XVI abdicar do posto por conta da idade, em 2013. Bastante incisivo em suas declarações, Francisco é um papa com ideias bastante progressistas. Fato pelo qual coleciona muitos admiradores (inclusive, não católicos), mas também diversos críticos, geralmente, mais conservadores.

Nas últimas semanas, o nome de Francisco tem sido envolvido em diversas fake news de quem não o admira muito. E, nos últimos dias, uma história parece ter ganhado força. Nela, Francisco e outros religiosos são acusados de cometer os crimes de tráfico de crianças, estupro e assassinato. Ainda segundo as publicações, os crimes teriam sido cometidos até 2010 e o Papa teria sido condenado pelos crimes. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: “Papa Francisco Condenado por Tráfico de Crianças, Estupro e Assassinato? A notícia está publicada em vários sites alternativos. Contudo, não a vimos publicada ou mencionada em outras fontes seculares”. “Os réus Papa Francisco Bergoglio, o Superior Geral da Ordem Jesuíta Católica Adolfo Pachon e o Arcebispo de Canterbury Justin Welby foram ontem julgados culpados de estupro, tortura, assassinato e tráfico de crianças.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Cinco juízes do Tribunal de Justiça Internacional de Direito Comum (ICLCJ) de Bruxelas determinaram que os crimes ocorreram até recentemente, em 2010. Desde março passado, mais de 48 testemunhas se apresentaram para depor perante o tribunal do ICLCJ sobre as atividades dos réus como membros do Culto Satânico de Sacrifícios Infantis do Nono Círculo. Há informações de que o Culto Satânico do Nono Círculo promove sacrifícios infantis em catedrais católicas romanas em Montreal, Nova Iorque, Roma, Escócia, Londres, no Castelo de Carnarvon no País de Gales, em um castelo francês secreto na Holanda, e em escolas canadenses católicas e anglicanas que abrigam índios em Kamloops, Colúmbia Britânica e Brantford, Ontário, no Canadá. […]”.

Papa Francisco foi condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato?

A informação causou um verdadeiro burburinho entre os fiéis católicos. Mas será que essa história de condenação por crimes tão graves realmente aconteceu? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Assim como citado anteriormente, o Papa Francisco tem sido alvo de diversas fake news nos últimos dias. Além disso, ele já foi usado em outros boatos que a equipe do Boatos.org desmentiu. Como o caso da conta secreta de Maduro no Banco do Vaticano e também a história que apontava que Papa Francisco teria dito que a humanidade precisava de um líder mundial. Porém, ao contrário de antes, as fake news sobre ele deixaram de ser amenas e passaram a ter um quê de maldade, relacionando Francisco com coisas bastante negativas, como crimes.

A acusação é forte e recheada de detalhes. Ao ler as supostas informações, a equipe do Boatos.org percebeu que essa história circula na internet desde meados de 2014. E bem, quem é condenado, é preso, não é mesmo? Passados cinco anos dos primeiros boatos, nada aconteceu (nem notícias em fontes confiáveis e, muito menos, uma prisão).

No Brasil, algumas publicações citam como fonte uma página em inglês. E foi aí que descobrimos a verdade. Ao procurar sobre o assunto em inglês, chegamos a um desmentido do site de fact-checking Snopes. O Snopes apontou que a história foi publicada e ressuscitada por um site de teorias da conspiração, que também havia publicado uma história sobre o Papa Francisco ter renunciado de seu cargo.

Como se isso não bastasse, descobrimos outros detalhes interessantes que ajudam a terminar de desmascarar essa história. Ao pesquisar sobre o nome do site, chegamos a dois resultados: além do site ser classificado como um site de teorias conspiratórias (e falsas), ele também é rankeado como um site de fake news.

Em resumo: a história que diz que Papa Francisco foi condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato é falsa! A história é absurda, antiga, não teve repercussão, surgiu em um site de fake news e foi ressuscitada por outro site do gênero. Ou seja, nem é preciso muito para saber que essa história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3