Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Bombeiro deixa coroa de flores em imagem da Nossa Senhora na Turquia após terremoto #boato

Bombeiro deixa coroa de flores em imagem da Nossa Senhora na Turquia após terremoto #boato

Bombeiro deixa coroa de flores em imagem da Nossa Senhora na Turquia após terremoto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra bombeiro entregando coroa de de flores na estátua de Nossa Senhora da Conceição, na Turquia, após terremoto.

No dia 6 de fevereiro de 2023, um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria. Os tremores foram tão intensos que chegaram a ser sentidos no Chipre e também no Líbano. Esse foi o terremoto mais letal dos últimos 24 anos.

O evento também se tornou o segundo tremor mais forte neste século. Além de muita destruição, o terremoto também já causou mais 37 mil mortes e esse número ainda deve subir. Bombeiros e voluntários ainda buscam por sobreviventes e vítimas.

Em meio à situação, uma história viralizou nas redes sociais. De acordo com ela, um bombeiro foi flagrado levando uma coroa de flores à estátua de Nossa Senhora da Conceição, na Turquia. Segundo a publicação, um vídeo gravou o momento exato em que o bombeiro deixa a coroa de flores em um dos braços da santa. “Que lindo,o bombeiro lá na Turquia,Levando uma coroa de flores à N.Sra.da Conceição!”, diz a mensagem. Assista:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bombeiro deixa coroa de flores em imagem da Nossa Senhora na Turquia após terremoto?

A história causou muita emoção nas redes sociais, em especial, no YouTube e o visto foi compartilhado diversas vezes na internet. Entretanto, a informação não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e de alguns detalhes que aparecem nas imagens.

A mensagem apresenta caráter vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, também não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Como já alertamos por aqui, todas essas características são recorrentes em fake news na internet.

Se isso não bastasse, histórias falsas que usam vídeos ou fotos fora de contexto para atribuir a outras situações se tornaram comuns. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria o furacão Dorian parado próximo à ilha de Bahamas. Também a que indicava que um vídeo mostraria bombeiros se despedindo de Brumadinho (MG) com pétalas de flores e, por fim, a que apontava que fotos mostrariam que a França teria matado crianças inocentes na Síria, após ataque terrorista do Estado Islâmico, em Paris.

Ao analisar o vídeo da história de hoje, percebemos alguns detalhes, no mínimo, curiosos. O primeiro deles é que existe uma mensagem na base da estátua da santa: “ave gratia plena dominus tecum benedicta tu in mulieribus”. Com isso, chegamos a essa estátua. Na descrição, é possível ver que a mensagem é uma parte da oração “Ave Maria”, em latim, e a estátua fica em Roma, na Itália.

E a informação de que a estátua fica localizada na Itália faz todo o sentido. Além do uniforme dos bombeiros e por um take, onde aparece o nome da TV italiana RAI. Ao procurar um pouco mais, descobrimos que a estátua, na verdade, é a Coluna da Imaculada Conceição. Ela foi construída no século XIX e é uma homenagem à Virgem Maria. O monumomento fica localizado na Praça Mignanelli, em Roma, na Itália e faz parte de algumas celebrações da Igreja Católica.

Se isso não fosse o suficiente, também resolvemos procurar pela origem da publicação no Tik Tok. Ao chegar na publicação original, descobrimos que o vídeo foi publicado em 2022 e não tem nada a ver com o terremoto na Turquia.

@andrew1903buona Immacolata Concezione♬ Ave Maria – Céline Dion

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra um bombeiro colocando uma coroa de flores em uma estátua da Nossa Senhora da Conceição, na Turquia, é falsa! Alguns detalhes do vídeo nos ajudaram a chegar na verdade. O primeiro deles é a mensagem que aparece na base da estátua. Ao pesquisar pela frase, descobrimos que se trata de um trecho da oração “Ave Maria” em latim e ela está inscrita em uma estátua em homenagem à Imaculada Conceição, em Roma, na Itália. A estátua em questão foi construída no século XIX e é uma homenagem à santa, fazendo parte de algumas celebrações da Igreja Católica. Além disso, o vídeo, que foi originalmente publicado no Tik Tok, é de 2022. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso