Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a ilha nas Bahamas #boato

Boato – Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a uma ilha nas Bahamas. Imagens mostram que potencial é destrutivo.

Nos últimos dias, a passagem do furacão Dorian pela América Central e a ameaça de que ele chegasse aos Estados Unidos chamou atenção nos noticiários. Até o momento, o arquipélago das Bahamas é o local mais atingido pelos ventos. O número de mortos por causa dos ventos, que chegaram próximo aos 300 km/h, chegou a sete.

Em meio a esse quadro catastrófico, uma imagem começou a chamar atenção na internet. Ele mostra o que seria o furacão Dorian parado próximo a costa de uma ilha nas Bahamas (em alguns casos, a imagem é descrita como a chegada do Dorian aos Estados Unidos). Leia duas das mensagens que circula junto ao vídeo (que vocês verão logo abaixo):

Versão 1: Furacão Dorian parado nas Bahamas!!! Vejam o estrago… olhem a altura do mar!!! Vamos orar para Deus proteger essas pessoas. Versão 2: Furacão dorian nos Estados Unidos veja o VÍDEO e siga o canal 

Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a ilha nas Bahamas?

As imagens são assustadoras e, ao mesmo tempo, belas. Mas será mesmo que elas são reais ou são do furacão Dorian nas Bahamas (ou nos Estados Unidos)? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos chama muita atenção. Ela tem algumas das principais características de boatos na internet: é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Mas não é só isso que nos deixa desconfiados.

Quem acompanha o Boatos.org já sabe que vídeos impressionantes são um prato cheio para publicações falsas na internet. Só nos últimos três meses, já desmentimos histórias relacionadas a um vulcão na Indonésia, um brinquedo de parque na Coreia do Sul, de um drone que teria arrancado uma asa de avião, entre outras.

Com suspeitas fortes em relação à veracidade da mensagem, fomos atrás de mais detalhes. De cara, descobrimos que o vídeo já circula na internet há algum tempo, o que inviabiliza a hipótese de ele ser do furacão Dorian. Mais do que isso: ele sequer é real.

Em março deste ano, as imagens começaram a circular como se fosse de nuvens fortes de chuva próximas à cidade de Miami. Na ocasião, o site Hoax Eye desmentiu a informação. De acordo com a página, é uma edição feita em cima de uma imagem de Miami em um dia de sol. O autor é o artista Brent Shavnore. Ao buscar pelo Instagram do artista, podemos ver a imagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bʀᴇɴᴛ Sʜᴀᴠɴᴏʀᴇ (@shavnore) em

Recentemente, artistas como 50 Cent e Mike Epps publicaram as imagens como se fossem do furacão Dorian e o próprio Shavnore reclamou via Facebook. “Olá galera, preciso de sua ajuda. Vocês podem, por favor, ir para a página do Instagram de Mike Epps e 50Cent e pedir educadamente que eles me creditem o meu trabalho? Foi compartilhado tantas vezes que eles não sabem que é meu. Seria muito grato!”, disse.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que viralizam por aí, as imagens que estão circulando na internet não são do furacão Dorian, não são de Bahamas e sequer são reais. Tudo é fruto de um trabalho de computação gráfica de um artista norte-americano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)