Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bombeiros se despedem de Brumadinho com pétalas de flores, mostra vídeo #boato

Bombeiros se despedem de Brumadinho com pétalas de flores, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra chuva de pétalas de flores em despedida do Corpo de Bombeiros em Brumadinho, Minas Gerais.

Já são quase dois meses desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. Enquanto as tentativas de resgate aos 102 desaparecidos continuam, os boatos sobre o assunto continuam enganando muita gente na internet.

A última que circula no Facebook e no WhatsApp aponta para a informação que bombeiros se despediram de Brumadinho com uma chuva de pétalas de flores. Junto à publicação, circula um vídeo onde bombeiros jogam pétalas em homenagem às vítimas da tragédia. Leia o que diz a mensagem:

DESPEDIDA DOS BOMBEIROS DO SOTERRAMENTO DE BRUMADINHO, COM CHUVA DE PÉTALAS Despedida dos BOMBEIROS de Brumadinho, com chuvas de flores e enorme respeito às vítimas e seus familiares, não existe mais nada a fazer, ficam embaixo da lama mais de 110 vítimas. Da absurda ganância da VALE. Parabéns aos bombeiros que mesmo tendo seus salários atrasados deram maior prova de profissionalismo e muito AMOR.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bombeiros se despediram de Brumadinho com pétalas de flores?

A intenção e as imagens são comoventes, e isso é inegável. Mas será mesmo que os bombeiros se despediram de Brumadinho com pétalas de flores? A resposta é não. Entenda os porquês.

De cara, um ponto já nos chamou atenção: o texto possui as principais características de boatos online: vago, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. Outro ponto está no histórico, isso porque a história segue o enredo clássico de boatos que nascem de situações reais que estão fora de contexto.

A propósito, isso aconteceu com a história dos funcionários da Vale cantando louvor no dia do rompimento da barragem, no vídeo do resgate das crianças em caverna na Tailândia e no parque 7D no Japão. Todas elas tinham algo em comum: notícias aumentadas, distorcidas e fora de contexto.

Ao buscar mais informações sobre as imagens, chegamos ao vídeo publicado pelo Portal R7, da Record. Pois bem, o vídeo é real. Mas, ao contrário do que se imagina, não é recente e tampouco simboliza o fim das buscas em Brumadinho. Na realidade, a “chuva de flores” marcou a primeira semana do rompimento da barragem e prestou homenagens às vítimas, aos seus familiares e amigos.

Por sinal, esta matéria da Record também mostra que as buscam continuam. Até momento, 102 pessoas permanecem desaparecidas. As equipes de resgate seguem com 138 bombeiros militares divididos em 23 frentes de trabalho. Bom, isso prova que não existiu nenhuma despedida.

Resumindo: bombeiros não se despediram de Brumadinho com pétalas de flores. Apesar do vídeo ser real, a história por trás dele é bem diferente. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.