Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi substituído por sósia que está usando máscara de silicone feita no Projac pela Globo #boato

Lula foi substituído por sósia que está usando máscara de silicone feita no Projac pela Globo #boato

Lula foi substituído por sósia que está usando máscara de silicone feita no Projac pela Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula morreu e foi substituído por um sósia que usa uma máscara de silicone construída pelo Projac, da Rede Globo.

A vitória de Lula nas eleições de 2022 não agradou nenhum pouquinho os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Além de manifestações golpistas, que fecharam as rodovias em quase todo o país, essas pessoas também têm compartilhado fake news que atingem o presidente eleito Lula.

E nos últimos dias, uma história tem chamado a atenção nas redes sociais. De acordo com ela, Lula teria morrido e sido substituído por um sósia. Não bastasse isso, uma nova publicação sobre o assunto viralizou nas redes sociais e deixou muita gente incrédula. Segundo a publicação, após ficar 10 dias desaparecido após o resultado das eleições, Lula teria morrido e sido substituído por um clone que estaria usando uma máscara de silicone feita no Projac da Rede Globo.

Ainda segundo a história, algumas características físicas de Lula, como o tamanho da orelha, do queixo e do pescoço antes e depois das eleições mostrariam a fraude. De acordo com a publicação, a diferença teria acontecido, porque o sósia de Lula estaria usando uma máscara de silicone que estaria derretendo ao final do dia. A história ainda aponta que Lula teria aparecido com 10 dedos durante uma coletiva de imprensa e, caso a farsa  seja desmascarada, Bolsonaro deve assumir seu lugar. Por fim, a história também aponta que a morte de Lula já teria sido anunciada na Argentina. Confira:

“Lula Oficial, isso não é manipulado, meu irmão. Isso aí não é manipulado. Eu estou te mostrando e estou te provando o que eu estou falando. Hum? Preste atenção. Vou te mostrar de novo. A Manuela vai mostrar ela ampliada de novo, mais uma vez. Eu vou trazer ela… eu vou aproximar a foto pra você ver que muita gente ainda não viu, muita gente ainda não viu, porque a maquiagem foi feita de manhã e a tarde ela já estava soltando. Dá uma olhadinha aí. Ah meu irmão, Projac, Rede Globo, os caras são bom nisso. Eu vou te dizer até onde foi feita essa maquiagem. Projac, Rede Globo. Pessoa que faz. Olha. Preste atenção na máscara de silicone. Tá aí ó. Você pode ser incrédulo, né? Você pode ser incrédulo, mas você não pode ser cego. Você não pode ser sempre, né? Você não pode ser sempre. Ele estava sumido. Não é possível que você seja… E quando voltou voltou assim. Olha aí pessoal. Né? Não é possível que você seja tão cego assim. Isso é um mistério! E a gente pergunta porque é que o cara mais, segundo eles, o mais votado do Brasil, desaparece e agora ele desapareceu de novo. Não sei se você prestou atenção. Você prestou atenção porque ele desapareceu de novo? Ele só apareceu dois dias, tirou foto com todo mundo, com essa máscara na cara que, provavelmente, não é ele, né? Irmã esquece do dedo, estou te mostrando a cara dele. Esquece o dedo. Tem uma outra foto de frente que ele está assim que dá pra aparecer o pescoço assim”.

Lula foi substituído por sósia que está usando máscara de silicone feita no Projac pela Globo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no YouTube, e deixou diversos apoiadores de Bolsonaro incrédulos com a situação. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e do uso de informações equivocadas.

Como já lembramos anteriormente, essa história não é nova. Além disso, outras histórias falsas sobre Lula têm circulado na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula morreu no sábado e seu corpo está escondido no hospital Sírio-Libanês. Também a que indicava que Lula morreu e foi substituído por um clone de 10 dedos na Cop 27 e, por fim, a que apontava que torcedores teriam gritado “Lula ladrão” durante a abertura da Copa do Mundo do Catar.

Duas das acusações feitas na história de hoje já foram desmentidas aqui no Boatos.org. A acusação de que Lula teria sido substituído por um clone de 10 dedos surgiu durante a participação de Lula na Cop 27. Na oportunidade, alguém espelhou o vídeo e a mão direita de Lula (que tem 5 dedos) aparece no lugar que deveria estar a mão esquerda (com 4 dedos). O que ocorreu na história de hoje foi a mesma coisa. Alguém espelhou o vídeo, coisa que já é bastante comum em algumas gravações de celular, mas dessa vez foi intencional. Tanto é que até o nome da rede de notícias CNN aparece ao contrário.

A outra acusação é a de que um portal de notícias da Argentina teria anunciado a morte de Lula por causa de um AVC. Assim como desmentimos na oportunidade, a informação não procede (tanto é que Lula apareceu vivíssimo da Silva em eventos públicos depois disso). Mas para além disso, o site responsável pela notícia em questão é uma página que sempre compartilha fake news. Ou seja, nada confiável.

Por fim, os vídeos usados na história de hoje não provam absolutamente nada, muito menos que um sósia de Lula estaria usando uma máscara de silicone. Na realidade, tratam-se de rugas, coisa bastante comum em uma pessoa da idade de Lula. Já a marca no rosto aparece somente em determinados ângulos (e também são rugas).

Em resumo: a história que diz que Lula morreu e foi substituído por um sósia que está usando uma máscara de silicone fabricada pelo Projac, da Rede Globo, é falsa! As acusações usadas na história de hoje, além de serem antigas (e já terem sido desmentidas), também não são acompanhadas de provas. A explicação para o misterioso aparecimento de 5 dedos na mão esquerda de Lula é o espelhamento da imagem (percebida, inclusive, pelo nome da CNN ao contrário). Já as marcas que aparecem no rosto de Lula são rugas (coisa bastante normal na idade do presidente eleito) e não provam que é uma máscara de silicone. No mais, são apenas acusações sem provas. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

 

Marcações: