Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Torcedores gritaram “Lula ladrão” durante abertura da Copa do Mundo no Catar #boato

Torcedores gritaram “Lula ladrão” durante abertura da Copa do Mundo no Catar #boato

Torcedores gritaram “Lula ladrão” durante abertura da Copa do Mundo no Catar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante a abertura da Copa do Mundo do Catar, torcedores gritaram “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. Vídeo é a prova de tudo.

Estava faltando uma fake news que relacionava Lula à Copa do Mundo. Já no segundo dia de competições, este tabu foi quebrado por conta de um vídeo que mostra a abertura da Copa do Mundo, que ocorreu antes da partida entre Catar e Equador.

Um vídeo aponta que torcedores brasileiros que estavam no Catar gritaram “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” durante a cerimônia. Junto ao vídeo, há mensagens falando sobre o que ocorreu.

“ABERTURA COPA, LULA FOI HOMENAGEADO… kkkkkkkk”, “Lula ladrão na Copa do Mundo”, “O Lula recebido na abertura da copa” e “Dá  para escutar os brasileiros no estádio na abertura  da Copa do Catar, “Lula ladrão  seu lugar é  na prisão” e “abertura da copa teve torcedor do Brasil xingando Lula ladrão seu lugar e na prisão”, dizem algumas delas. Assista:

Torcedores gritaram “Lula ladrão” durante abertura da Copa do Mundo no Catar?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo se espalhou com todas as forças entre perfis de pessoas que não gostam de Lula. Porém, não é verdade que houve os tais gritos de Lula ladrão no vídeo em questão.

O histórico de fake news de situações em que pessoas teriam hostilizado Lula já nos deixam desconfiados da veracidade de informação. Já desmentimos, por exemplo, que apontavam que torcedores da seleção haviam gritado Lula ladrão para o presidente eleito.

Assim como no caso citado, há uma montagem. Na realidade, a pessoa que publicou o vídeo o fez da seguinte forma: colocou o vídeo a ser reproduzido em um notebook junto ao som de uma manifestação contra Lula.

Ao buscar pelo vídeo da íntegra da abertura da Copa do Mundo, nada encontramos sobre o áudio contra Lula. Além disso, não há nada em fontes confiáveis sobre os tais gritos (é claro que iria render uma matéria). A tese só consta no vídeo em questão.

Para terminar, fomos buscar pelo áudio utilizado na história. Foi aí que descobrimos que, na realidade, os gritos são de manifestantes contrários ao presidente em Portugal. Assista (e, principalmente, escute) o vídeo original:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que torcedores do Brasil gritaram Lula ladrão durante a abertura da Copa do Mundo do Catar. O vídeo, na realidade, não tem este áudio que, por sua vez, é de um protesto contra o presidente eleito em Portugal.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso