Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula morreu no sábado e corpo está escondido no hospital Sírio-Libanês #boato

Lula morreu no sábado e corpo está escondido no hospital Sírio-Libanês #boato

Lula morreu no sábado e corpo está escondido no hospital Sírio-Libanês diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A verdade é que um jornalista da Argentina descobriu que Lula morreu no sábado e que o corpo está escondido no hospital Sírio-Libanês.

Um dos tipos de fake news que mais está circulando no pós-eleições é a relacionada à saúde de Lula. Há alguns dias, inclusive, o Boatos.org desmentiu uma publicação falsa que apontava que ele teria morrido. Mesmo com o nosso desmentido, a tese voltou a circular agora, na última semana de novembro.

De acordo com mensagens e áudios que circulam em redes sociais, Lula teria morrido “no sábado” (em algumas versões, é dito que foi no dia 5 de novembro) e teria o corpo embalsamado para ser escondido no hospital Sírio-Libanês. A prova seria a publicação de um jornalista “investigativo” da Argentina. Confira mensagens e transcrições que circulam online:

Versão 1: O Lula já morreu desde o dia 05/11 está sendo guardado embalsamado no 6 andar o cardiologista famoso  era lulista roxo tocava sax para Dilma Roussef

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Oi doutora tudo bem? Não é fake não eh é um jornalista argentino que está afirmando lá no Twitter dele né? Que ele morreu sábado às vinte e uma e quarenta e cinco e na verdade eles estão segurando a notícia né aqui no Brasil eles estão segurando postando vídeos e fotos do Lula antigas né aí de questão de uma semana atrás

pra enganar realmente a população. Eles querem fazer uma cortina de fumaça pra hora que as forças armadas soltar o o relatório, né? Que denuncia ele e a corja dele pra virarem o canhão de volta e falar, né? Que ele passou mal por causa desse relatório e acabou vindo a óbito. Mas ele morreu no sábado

Versão 3: Oi Meri, tudo bem? Eh quem fugiu foi o Zé Dirceu. Eh porque o Lula já tá morto desde sábado, né? O eh como que surgiu isso, né? Não sei se você chegou, assistiu o vídeo todo mas eh o que aconteceu foi que eh tem o Twitter desse jornalista argentino investigativo que não é o o mesmo jornalista das notícias lá da da fraude é outro outro jornalista publicou isso no Twitter. Só que não viralizou, não não surgiu.

E aí ontem o pastor Sandro soube dessa notícia, foi atrás e eh confirmou essa notícia. Inclusive o pastor Sandro fala na live que ele tem até o laudo já oh já tem em mãos mas ele não pode divulgar nada. Então ele confirmou e pediu pro pessoal que tem Twitter viralizar a notícia porque assim eles estão escondendo tudo eh do povo porque eles querem levar adiante porque eles querem impor o chuchu lá no no lugar do do Lula. E o José Dirceu sabe que vai ser preso ontem ele já vazou do Brasil.

Diz que foi para Portugal ontem. Né? Quer dizer está se refugiando na Europa né? E e ontem também a ele está lá no Sírio Libanês sexto andar. Está tudo fechado. E ontem a Gleisi e a e a Dilma estavam lá no Sírio Libanês. No sexto andar. Então assim eles estão resolvendo o que eles vão fazer. E eles querem postergar postergar ao máximo possível porque o que que vai acontecer? Assim que o Bolsonaro divulgar as notícias das fraudes das o relatório das forças armadas eles querem jogar bomba da da morte do Lula pra abafar a fraude nas urnas. Só que não vai dar.

Por isso que nós temos que viralizar essa notícia hoje no Brasil inteiro pra todo mundo ficar sabendo que o Lula já está morto tá? Por quê? Porque quando vier à tona eh não vai mais fazer cortina de fumaça com a fraude das eleições. Porque tem todo um esquema armado pra prender os supremos né? Então assim É quentíssima a notícia e e é um jogo de informações. É uma guerra cibernética de informações. Então assim, a gente tem que viralizar essa notícia, está bom? Beijo. Não, não mataram ele. Agora que eu vi eh ele teve um infarto do miocárdio seguido de um AVC. Parece que foi isso. Tá? Um beijo. Tchau tchau

Lula morreu no sábado e corpo está escondido no hospital Sírio-Libanês?

Por mais absurda que seja a teoria da conspiração, os áudios e mensagens se espalharam com tudo em redes sociais. Porém, a informação que aponta para a tal “morte de Lula no sábado” é falsa.

Na realidade, essa história é uma continuação da mesma fake news que já desmentimos outro dia. O que eles apontam como fonte da informação (o suposto jornalista investigativo argentino) nada mais é do que um perfil que lançou, no dia 5 de novembro, a fake news de que Lula teria morrido. Relembre o que escrevemos na época:

Na realidade, não há muito o que falar. Há apenas alguns pontos que torna o enredo “perfil no Twitter da Argentina descobriu que Lula morreu e que tudo está sendo escondido”.

O primeiro consta na própria fake news sobre a internação de Lula por causa do AVC. Como já apontamos, a informação é falsa e foi justamente neste contexto que a “notícia” da morte surgiu. Ou seja: a bomba é baseada em uma outra fake news já desmentida.

O segundo está na ausência da notícia em fontes confiáveis no Brasil. É lógico que, se Lula tivesse sofrido um problema grave de saúde, isso viraria notícia (aliás, seria a principal notícia do país). Porém, nada há sobre a internação e, muito menos, sobre a “morte de Lula”.

O terceiro está na fonte da informação. Só para ter um exemplo, o mesmo site anunciou, no dia 7 de julho, que Alberto Fernández havia renunciado à Presidência da Argentina. Como você sabe (se não sabia, saiba agora), Fernández não renunciou e continua como presidente do país.

É importante citar que as mensagens que apontam que Lula está aparecendo apenas em imagens gravadas ou que há fraude nas eleições no “relatório das Forças Armadas” são confrontadas pela realidade: não há qualquer prova de fraude no relatório em questão e Lula já apareceu algumas vezes em público.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula “morreu no sábado” e que o corpo foi escondido no hospital Sírio-Libanês. Trata-se de uma fake news derivada de outra notícia falsa que desmentimos aqui no Boatos.org.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso