Lula morreu e foi substituído por clone de 10 dedos na COP27 #boato

Boato – Vídeo comprova que Lula morreu de câncer no Sírio Libanês e foi substituído por um clone (sósia) de 10 dedos que posou ao lado de Janja na COP27.

Estamos em um momento no qual as teorias mais absurdas estão se espalhando da internet para grupos de pessoas que se manifestam pedindo intervenção militar no Brasil. A mais nova aponta para uma “denúncia sobre Lula”.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, todas aquelas fake news sobre Lula estar internado e ter morrido eram, na realidade, “fatos”. Isso porque descobriram que a pessoa que estava na COP27 era um clone (sósia, na realidade) do presidente eleito. A prova está em um vídeo que ele aparece com 10 dedos ao lado de Janja. Leia mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Mas o Lula com 10 dedos!! Escondendo!! Pessoal isso não é real!! Particular eu penso que ele morreu!! Pensa povo Brasileiro!!será que é ele mêsmo! Veja quando ele acena na mão esquerda!! Presta atenção no vídeo!! Versão 2: ESTAR INTUBADO NO SIRUS LIBANÊS OU PARTIU. Versão 3: É muito estranho, repare bem a mão esquerda do Lula, teria que ter 9 dedos, mas o que se vê são 10 dedos. E AÍ??? ESQUISITO NÉ!!!! Se a gente aí patriotas, curta, RT e comente. OBRIGADO, TAMU JUNTOS!!

Lula morreu e foi substituído por clone de 10 dedos na COP27?

O vídeo e as mensagens se espalharam com todas as forças em redes sociais e, claro, reforçaram as teses de que Lula esteve internado no Sírio-Libanês e morreu. Só que é falso que Lula foi “substituído” por um clone de 10 dedos e faleceu.

A primeiro fator é a verossimilhança na história. Não só há provas como também é absurda a tese de que arranjaram um “clone” de 10 dedos do presidente eleito. Mesmo a que aponta para um sósia não se sustenta. Primeiro porque há características únicas, como o tom da voz, que não poderiam ser imitadas pelo sósia. Segundo que, se fosse para enganar o mundo, teriam arrancado o dedo do Lula fake.

Mas o que explica a “mão esquerda de Lula” estar com cinco dedos? A resposta é mais simples do que se imagina. A parte em que Lula abana com a mão esquerda (e à direita de Janja) foi gravado de forma espelhada (algo comum quando se grava em alguns tipos de câmeras de celular).

Se você notar, no início do vídeo Lula está à direita de Janja. Seria estranho um movimento brusco que o faria trocar de lado. Além disso, achamos um vídeo do exato trecho (em que Lula anda para o lado e abana) gravado de outro ângulo. E, adivinha? Lula abana com a mão direita (a que tem 5 dedos). Assista:

Vale apenas lembrar que todas as mensagens que apontavam que Lula estava internado ou morreu eram falsas e baseadas em provas já refutadas pelo Boatos.org em outros textos. Também é importante citar que em outros momentos da COP27 Lula apareceu com quatro dedos na mão esquerda.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula morreu e foi substituído por um “clone de 10 dedos”. O vídeo utilizado como “prova” foi, na realidade, gravado de forma espelhada ou sofreu alteração para dar a falsa impressão de que o presidente eleito estava sendo substituído.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet