Lula morreu aos 77 anos de idade após sofrer AVC #boato

Boato – Jornal argentino investigativo revela que Lula morreu após sofrer um AVC na Bahia aos 77 anos de idade.

Nos últimos dias, o Boatos.org teve que vir a público para desmentir a informação falsa que apontava que Lula estaria internado após sofrer um AVC, ter infarto e por causa da recidiva do câncer (sim, desmentimos várias versões da mesma história). Hoje, vamos falar de algo que foi “um pouquinho além”.

Há alguns dias (quando havia um buzz da fake news da internação), uma página no Twitter da Argentina publicou que Lula havia morrido aos 77 anos por conta do AVC. Leia a mensagem que circula online (colocamos em espanhol e em português):

Espanhol: MURIÓ LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Está tarde había sido internado en Bahía tras sufrir un accidente cerebrovascular. El presidente recién electo tenía 77 años. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 1945/2022

Português: #URGENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA MORREU. tarde ele havia sido internado na Bahia após sofrer um acidente vascular cerebral. O presidente recém-eleito tinha 77 anos. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 1945/2022

Lula morreu aos 77 anos de idade após sofrer AVC?

Foi só agora (passados alguns dias da postagem) que a história chegou a perfis brasileiros em redes sociais e o print se espalhou em aplicativos como o WhatsApp e Telegram.

Nas nossas buscas vimos comentários como “Argentino investigativo afirma que Lula morreu acesso o link patriotas”, “GENTE JORNAL DA ARGENTINA DIZ QUE LULA MORREU NO SÁBADO ÀS 21 HORAS” e “Jornalista argentino acima q Lula morreu sábado”. Apesar do buzz em questão, a informação que circula online é falsa.

Na realidade, não há muito o que falar. Há apenas alguns pontos que torna o enredo “perfil no Twitter da Argentina descobriu que Lula morreu e que tudo está sendo escondido”.

O primeiro consta na própria fake news sobre a internação de Lula por causa do AVC. Como já apontamos, a informação é falsa e foi justamente neste contexto que a “notícia” da morte surgiu. Ou seja: a bomba é baseada em uma outra fake news já desmentida.

O segundo está na ausência da notícia em fontes confiáveis no Brasil. É lógico que, se Lula tivesse sofrido um problema grave de saúde, isso viraria notícia (aliás, seria a principal notícia do país). Porém, nada há sobre a internação e, muito menos, sobre a “morte de Lula”.

O terceiro está na fonte da informação. Só para ter um exemplo, o mesmo site anunciou, no dia 7 de julho, que Alberto Fernández havia renunciado à Presidência da Argentina. Como você sabe (se não sabia, saiba agora), Fernández não renunciou e continua como presidente do país.

Resumindo: é falsa a informação que Lula morreu por conta de um AVC aos 77 anos de idade. Além de o conteúdo ser baseado em outra fake news já desmentida pelo Boatos.org, ela surgiu em um site que não pode, por assim dizer, ser considerado uma fonte lá muito confiável.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet