Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula tenha dito que Bolsonaro “devolveu móveis do Alvorada” de madrugada

É falso que Lula tenha dito que Bolsonaro “devolveu móveis do Alvorada” de madrugada

Lula disse que Bolsonaro entrou de madrugada e devolveu móveis do Alvorada, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente Lula declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro entrou de madrugada no Palácio do Alvorada e devolveu os móveis desaparecidos ao local.

Análise

O caso dos móveis e das acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro está gerando munição para pessoas contrárias ao presidente Lula se manifestarem.

Tanto que muitas delas estão compartilhando uma suposta notícia de que Lula teria tentado “justificar” a acusação contra Bolsonaro: ele teria dito que o ex-presidente entrou no Palácio do Alvorada de madrugada para “devolver os móveis”.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Lula diz que Bolsonaro entrou de madrugada no Alvorada e devolveu os 261 móveis”, diz uma das mensagens que está circulando na internet.

Checagem

Pelo fato da história ter circulado também com prints e comentários ofensivos, resolvemos fazer a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto do caso dos móveis do Palácio do Alvorada, Lula e Bolsonaro? 2) É verdade que Lula disse que Bolsonaro entrou no Palácio do Alvorada de madrugada para devolver os móveis? 3) Por que estamos desmentindo esta história, mesmo sendo satírica?

Qual é o contexto do caso dos móveis do Palácio do Alvorada, Lula e Bolsonaro?

A gente falou sobre isso em uma checagem recente do Boatos.org. No início de 2023 (início do governo Lula), houve um relatório que apontava que 261 móveis teriam “desaparecido” do Palácio do Alvorada.

Neste contexto, o próprio Lula e muitos simpatizantes do governo atual apontaram que Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro teriam levado os móveis do local.

Passado mais de um ano do ocorrido, o governo anunciou na última semana que os móveis foram encontrados em diversos locais pertencentes à Presidência da República. Agora, Bolsonaro e Michelle anunciaram que vão processar Lula.

É verdade que Lula disse que Bolsonaro entrou no Palácio do Alvorada de madrugada para devolver os móveis?

Não. Em todo este contexto, surgiu esta história. O que muitos não viram é que se tratava de uma notícia satírica publicada pela seção O Sensacionalista, do jornal O Globo.

Por mais que muita gente não saiba, a página só publica informações fictícias e têm um fundo de humor e ironia (mais ironia do que humor).

Não há qualquer registro de que Lula tenha falado sobre Bolsonaro ter “devolvido os móveis de madrugada”. A história surgiu de lá e quem conseguir ler o conteúdo por completo (que, muitas vezes, é protegido por paywall) conseguirá ver que é fake.

Por que estamos desmentindo esta história, mesmo sendo satírica?

Sempre procuramos esclarecer isso porque dá a impressão que o Boatos.org é o “inimigo do humor” (às vezes a gente é mesmo). Se o artigo tivesse restrito ao conteúdo original, que mostra claramente que se trata de uma sátira, nem estaríamos desmentindo.

Porém, o fato de a história (principalmente por meio de prints) estar circulando como verdadeiro nos traz a necessidade de desmentir. Isso já ocorreu também com fakes que citaram o “outro lado do polo” (vocês podem ver exemplos aqui, aqui e aqui).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha dito que Bolsonaro “devolveu os móveis do Palácio do Alvorada de madrugada”. O que está circulando como verdadeiro não passa de uma notícia fictícia publicada por um dos melhores sites no gênero.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).