Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Bolsonaro tenha roubado ou levado para casa móveis do Palácio do Alvorada

É falso que Bolsonaro tenha roubado ou levado para casa móveis do Palácio do Alvorada

Bolsonaro roubou móveis do Palácio do Alvorada quando deixou Presidência, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro roubou móveis que estavam no Palácio do Alvorada no fim do seu governo.

Análise

No início do governo Lula, uma situação chamou atenção da mídia e repercutiu muito na internet: diversos móveis do Palácio do Alvorada haviam “desaparecido”.

Em meio a isso, acusações recaíram, inclusive por parte de membros do governo federal, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua mulher Michelle Bolsonaro. Não demorou para mensagens apontaram que eles roubaram os móveis. Relembre algumas mensagens da época:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: bolsonaro leva 83 móveis do planalto, boa parte tombada pelo Iphan, de valor imaterial: O mito. Lula precisa repor os móveis para o Palácio, não para sua familia, e logicamente são caros pois vão para um Palácio: o ladrão. A extrema direita cristã, de bem, de família e Golpista dos infernos à toda.

Versão 2: Mais de 100 móveis do palácio do Planalto estão desaparecidos por Bolsonaro. Onde foram parar esses móveis? Conjunto de estofados e móveis Que sumiram do palácio Desenhado por Oscar Niemeyer que valem mais de 100 mil reais

Checagem

Passado mais de um ano do início do governo Lula, temos um resultado das acusações. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto da história que liga Bolsonaro a móveis do Palácio do Alvorada? 2) Bolsonaro roubou algum dos móveis do Palácio do Alvorada? 3) Qual foi o desfecho da história?

Qual é o contexto da história que liga Bolsonaro a móveis do Palácio do Alvorada?

Nos primeiros dias de janeiro de 2023, o governo Lula e pessoas como Janja denunciaram o estado que estaria o Palácio do Alvorada após a saída de Bolsonaro. Em meio a isso, foi constatada a falta de 261 móveis.

O presidente Lula chegou a acusar, como mostra esta publicação, que Bolsonaro teria levado os móveis e foi feita a aquisição de móveis para os substituir (alguns, inclusive, muito caros como um sofá de R$ 65 mil e uma cama de R$ 42 mil).Na época, foi aberta uma investigação para saber o paradeiro dos móveis.

Bolsonaro roubou algum dos móveis do Palácio do Alvorada?

Não. Depois de tudo que circulou, o governo anunciou que todos os móveis foram encontrados e estavam em dependências da Presidência (inclusive no próprio Palácio do Alvorada). Bolsonaro, inclusive, se manifestou e apontou que Lula realizou uma falsa comunicação de furto. 

Qual foi o desfecho da história?

Neste caso, Lula e o governo erraram feio em fazer a acusação sem provas (Bolsonaro acabou tendo munição para argumentar) e “jogar para a torcida”. Não sabemos se o factoide vai morrer, mas fica a lição também para a imprensa que gosta do “jornalismo de aspas”. Às vezes, é melhor esperar e ver o que, de fato, ocorreu para, inclusive, ficar com raiva por aí.

Conclusão

Fake news ❌

Um ano e alguns meses depois, podemos dizer que é falso que Bolsonaro tenha levado móveis do Palácio do Alvorada. Os móveis estavam com a Presidência e o próprio governo retificou a informação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).