Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não é verdade que Paulo Guedes se filiou ao PT por causa da Bolsa de Valores

Não é verdade que Paulo Guedes se filiou ao PT por causa da Bolsa de Valores

Paulo Guedes foi visto se filiando ao PT, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, foi visto se filiando ao PT por causa da alta recorde da Bolsa de Valores.

Análise

Começou a circular na Internet diversas mensagens apontando para algo que teria ocorrido nos últimos dias. A história envolve a Bolsa de Valores, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes e o PT.

De acordo com a história, Paulo Guedes teria sido visto se filiando ao PT. O motivo seria uma comemoração por conta da alta recorde na Bolsa de Valores. Leia trechos da mensagem que circula online:

Versão 1: “Guedes lamentou o fato de que o dólar também caiu, o que pode provocar o conhecido fenômeno de empregadas na Disney” Bolsa tem alta histórica e Paulo Guedes é visto se filiando ao PT

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Paulo Guedes foi visto se filiando ao PT? 2) Além da questão de Paulo Guedes e o PT, é verdade que a Bolsa de Valores teve uma alta recorde? 3) Por que desmentimos uma história “de humor” como esta?

É verdade que Paulo Guedes foi visto se filiando ao PT?

Não é verdade. Além de a história beirar ao absurdo (tanto pelo episódio como pela suposta fala de Paulo Guedes), a fonte da informação já entregam a farsa. Apesar de muitas das postagens não citar esse “fator”, a história surgiu na seção O Sensacionalista (seção de humor do jornal O Globo). A página é de sátiras e o artigo seria de “humor”.

Além da questão de Paulo Guedes e o PT, é verdade que a Bolsa de Valores teve uma alta recorde?

Apesar da informação da filiação de Paulo Guedes ser falsa, é verdade que a Bolsa de Valores teve uma alta recorde na última semana (quando bateu os 130 mil pontos).

Por que desmentimos uma história “de humor” como esta?

Normalmente, não desmentimos conteúdos considerados satíricos como este. Porém, o fato de alguns leitores terem dúvidas e também o conteúdo estar sendo compartilhado em outro contexto nos fizeram colocar o assunto em pauta.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o ex-ministro da Economia Paulo Guedes resolveu se filiar ao PT por conta do recorde na Bolsa de Valores. Apesar de estar sendo compartilhada como verdadeira por alguns, a história surgiu em uma página de humor.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)