Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula cancela anistia do Fies dada por Bolsonaro #boato

Lula cancela anistia do Fies dada por Bolsonaro #boato

Lula cancelou anistia do Fies dada por Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula resolveu cancelar a chamada anistia do Fies que havia sido dada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Matéria do g1 comprova decisão.

O que não tem faltado neste é informação falsa relacionada a supostas ações do governo federal. A última que vimos circular online aponta para uma suposta decisão de Lula em relação ao financiamento do Fies.

De acordo com um suposto print do portal g1, Lula teria cancelado a “anistia” para o pagamento do Financiamento Estudantil (Fies). O texto aponta, ainda, que os estudantes teriam que pagar boletos retroativos a partir do mês de abril.

Confira o desmentido em vídeo da fake news sobre governo Lula e Fies:

Conteúdo original da fake news que aponta que governo Lula acabou com perdão da dívida do Fies

Lula cancela anistia do FIES Cobrança atingirá todos os estudantes e formados beneficiados durante governo Bolsonaro. Boletos retroativos começam a ser emitidos na segunda quinzena de abril Não é possível, eu não acredito tá de brincadeira

Lula cancelou anistia do Fies dada por Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O print não demorou a se espalhar por diversas redes sociais e entre pessoas simpáticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém, a informação que aponta que Lula “cancelou” a anistia do Fies é falsa.

Na realidade, a história já começa com algumas distorções. Ao contrário do que sugere a mensagem, as pessoas que devem ao Fies não estão eximidas de pagar suas dívidas. O que houve, na realidade, foi o perdão de multas e juros a devedores (algo que costuma ocorrer no caso de renegociação de dívidas).

Além disso, a aprovação deste “fim de anistia” teria, além de ser decretado pelo governo, ser aprovado pelo Congresso. E vamos combinar que uma medida como esta teria grande resistência.

Ao buscar por qualquer medida de Lula em relação ao cancelamento da cobrança de juros e multas do Fies, nada encontramos em fontes confiáveis (nem mesmo no portal g1). Se a tal medida fosse real, teria virado notícias e até gerado protesto.

Mas e o print do g1? Simples: tratou-se de uma montagem. Na realidade, a prática (que perpassa pela alteração do código-fonte de um portal de notícias, a obtenção de um print da página adulterada e o seu compartilhamento.

Já desmentimos inúmeras histórias que se utilizaram deste mecanismo para viralizar. Podemos citar como exemplos de fake news que se utilizaram deste mecanismo a fake news que apontava que Jean Wyllys iria virar ministro da Educação, que Lula iria cobrar o Pix e que havia criado um batalhão LGBT no Exército.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o governo Lula resolveu acabar com a anistia do Fies que havia sido dada por Bolsonaro. Além de a informação ter algumas distorções, o print que está viralizando online é falso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso