Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula garante Jean Wyllys para o Ministério da Educação #boato

Lula garante Jean Wyllys para o Ministério da Educação #boato

 Lula garante Jean Wyllys para o Ministério da Educação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula bateu o martelo e garantiu Jean Wyllys para o Ministério da Educação. Informação foi noticiada pelo g1.

Um dos tipos de fake news que mais têm feito sucesso na internet é aquele que aponta para prints falsos de portais de notícias. A história de hoje aponta mais uma informação que teria “dado no g1” (portal de notícias da Globo).

Um print de uma notícia do g1 aponta que Lula teria batido o martelo para escolher o Ministro da Educação. Seria Jean Wyllys. O print diz o seguinte: “g1.globo.com g1 RIO DE JANEIRO Lula bate o martelo e garante Jean Wyllys para o Ministério da Educação Para o petista, o novo ministro trará uma educação revolucionária com novos conceitos e liberdades individuais”.

Junto à imagem há mensagens que apontam para informações como “Quer dizer que é esse o ministro da educação do lula se ele ganhar? O jean wyllys? Caramba!!!” e “Jean wyllys pode ser o Ministro da educação do Mula! O que ele vai ensinar pras nossas crianças??? Lamentável!!!”.

 Lula garante Jean Wyllys para o Ministério da Educação?

É claro que a mensagem circulou entre grupos bolsonaristas e reforçou a falácia da ideologia de gênero que se espalha por aí. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula “garantiu” Jean Wyllys como ministro da Educação.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O tipo de boato já nos deixou desconfiadíssimos da veracidade da informação. Nos últimos dias, por exemplo, desmentimos informações falsas que usavam falsos prints do g1 como, por exemplo a que citava uma agressão a um padre e uma decisão de Putin sobre envio de fertilizantes ao Brasil. O tema também já foi abordado em um A Semana em Fakes.

As desconfianças aumentaram quando começamos a analisar a página em questão. Além de o layout está, por assim dizer, torto, a imagem parece também não estar muito enquadrada. Por isso mesmo que resolvemos procurar pela notícia. Como imaginávamos, não há nenhuma matéria do g1 apontando para a tal decisão de Lula. Na realidade, há até um desmentido do serviço Fato Ou Fake. O próprio Jean Wyllys também desmentiu que visa ser ministro da Educação. No Twitter, ele escreveu o seguinte:

Aviso aos criminosos dessa seita: estou mais que preparado para ser ministro da Educação, mas infelizmente eu não serei. Não porque @Lula  não confie em mim. Mas porque EU NÃO QUERO! Minha função será outra: a desnazificar o Brasil por meio da arte, da literatura e do jornalismo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula escolheu Jean Wyllys como ministro da Educação e que isso foi notícia no portal g1. O print que está circulando é falso e não intenção por parte do ex-deputado em assumir a pasta em um eventual governo Lula.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso