Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula define taxa para transações no Pix após encontro com banqueiros #boato

Lula define taxa para transações no Pix após encontro com banqueiros #boato

Lula define taxa para transações no Pix após encontro com banqueiros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após encontro com banqueiros, Lula define que vai criar uma taxação para transações no sistema Pix caso seja eleito presidente.

Na reta final da campanha eleitoral, o que não tem faltado é informação falsa sobre promessas “bomba” de candidatos nas eleições na área econômica. O Boatos.org já desmentiu, por exemplo, que Bolsonaro iria fazer um corte no salário mínimo, 13º e aposentadorias. Hoje, vamos falar de uma história que aponta para uma suposta medida do governo Lula.

De acordo com um suposto print de publicação do UOL, Lula teria definido, após encontro com banqueiros, que iria começar a taxar as transações com o sistema Pix. Leia a mensagem que está circulando online:

Encontro com banqueiros define “taxa para transações” no sistema PIX UOL ELEIÇÕES Na reta final, em troca de financiamento, Lula acata decisão de banqueiros e opta pela manutenção e taxação do PIX que deixa de ser gratuito

Lula define taxa para transações no Pix após encontro com banqueiros?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O suposto print foi reforçado por mensagens soltas de pessoas não simpáticas a Lula falando sobre a suposta taxação do sistema Pix. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula definiu a taxação das transações após o encontro com banqueiros.

Não é a primeira vez que o tema Lula + Pix cruza o caminho das fake news. Já desmentimos outro dia que Lula havia definido, também em um encontro com banqueiros que iria acabar com o Pix.

Assim como no outro caso, a história também surgiu de uma matéria que teria sido publicada em um veículo de mídia. Da outra vez, o fake apontava que o g1 tinha dado a notícia. Desta vez, a matéria fake é do UOL.

Falamos isso porque, ao buscar sobre a informação que apontava para taxação do Pix, nada encontramos no site citado. Na realidade, a identidade do UOL foi colocada de maneira fraudulenta na informação em questão. Vale apontar que nada encontramos sobre Lula taxar o Pix em fontes confiáveis.

Ao contrário disso, encontramos dois detalhes que derrubam a tese. O primeiro está na imagem, que mostra Lula cumprimentando o banqueiro André Esteves (do BTG). Essa matéria do Valor Econômico que fala do encontro em questão nada aponta para Lula prometer “taxar o Pix” aos banqueiros.

Falando em desmentidos, a própria campanha de Lula desmentiu a informação falsa. Aliados como Guilherme Boulos e André Janones também desmentiram a informação sobre a taxação.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula, depois de um encontro com banqueiros, resolveu taxar o Pix caso seja eleito. A matéria do UOL sobre o assunto não existe e a campanha do ex-presidente desmentiu a balela.

Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso