Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto de lei 2588/2023 prevê criação de batalhão LGBT+ no Exército #boato

Projeto de lei 2588/2023 prevê criação de batalhão LGBT+ no Exército #boato

Projeto de lei 25882023 prevê criação de batalhão LGBT+ no Exército, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi lançado um projeto de lei de número 2588/2023. Ele prevê que seja criado um batalhão LGBT+ dentro do Exército. G1 deu a notícia.

Muitas das fake news que circulam na internet surgem de preconceitos. É o caso da história de hoje, que aponta para a existência de um projeto de lei de número 2588/2023, que prevê a criação de uma unidade especial de batalhão logístico LGBT+ no Exército brasileiro.

A mensagem sobre o projeto de lei 2588/2023 é acompanhada por um print da página do g1, onde a notícia teria sido originalmente publicada. Há, ainda, o que seria a foto de dois militares do batalhão. Leia a mensagem que circula online:

Projeto de lei 2588/2023 para que exército crie uma unidade especial de batalhão logístico LGBT+ Divisão especial de comando LGBT seria a primeira força auxiliar militar reconhecida oficialmente Por José Canuto

Projeto de lei 2588/2023 prevê criação de batalhão LGBT+ no Exército?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A suposta notícia sobre o “batalhão logístico LGBT+ no Exército” tem sido compartilhada amplamente nas redes sociais e em grupos bolsonaristas no WhatsApp. No entanto, é falsa. Não há evidências de que tal projeto exista ou que tenha sido proposto e as informações não têm muita lógica.

Infelizmente, prints falsos do g1 são bastante comuns entre fake news. Esses prints são criados com o intuito de divulgar informações falsas ou distorcidas e a finalidade de enganar as pessoas e influenciar suas opiniões. No Boatos.org, já desmentimos diversas destas histórias (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao buscar pelo projeto, como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis. Não há nenhuma proposição desta natureza. Vale apontar que os projetos da Câmara deste ano são 545. Ou seja, ainda não há o projeto “2588” de 2023.

A foto também não tem nada a ver com batalhão LBGT. Na realidade, são de dois sargentos que ficaram famosos em 2008 quando denunciaram a homofobia dentro do Exército. Ou seja: não tem nada de projeto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que há um projeto de número 2588/2023 que prevê a criação de um batalhão de logística LGBT+ dentro do Exército. Trata-se de de uma fake news de caráter homofóbico que circula com um print falso do portal g1.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso