Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Leda Nagle e novo delegado da PF acabam de descobrir que STF e Lula mandaram matar Bolsonaro #boato

Leda Nagle e novo delegado da PF acabam de descobrir que STF e Lula mandaram matar Bolsonaro #boato

Leda Nagle e diretor da PF acabam de denunciar que ordem para matar Bolsonaro partiu do STF e Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Leda Nagle e diretor da Polícia Federal, Paulo Maiurino, acabam de descobrir que foram Lula e o STF que mandaram Adélio matar o presidente Jair Bolsonaro.

As eleições estão fazendo com que fake news clássicas voltem a circular na internet. É neste contexto que uma denúncia bombástica já desmentida em duas oportunidades voltou a viralizar em redes sociais.

Um vídeo da jornalista Leda Nagle apontando que o novo diretor da Polícia Federal, Paulo Maiurino, descobriu que Lula e o STF que mandaram Adélio Bispo esfaquear o presidente Jair Bolsonaro. Leia algumas das versões que circulam online:

Versão 1: “O novo delegado chefe da polícia federal acaba de soltar um Twitter bombástico em q afirma q quem mandou matar o então candidato a presidência Bolsonaro,foi o Lula em conluio com o STF! Quem expôs isso há poucos minutos foi a jornalista Leda Nagle como vcs podem ver no abaixo!

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 2: A ordem pra matar Bolsonaro partiu do STF e Lula! Diretor da policia federal Paulo Maiurino fez declaração que pode provocar uma intervenção no país, assistam! FONTE: Jornalista Leda Nagle Twitter do delegado Paulo Maiurino. Isso é verdade gente????

Leda Nagle e novo delegado da PF acabam de descobrir que STF e Lula mandaram matar Bolsonaro?

Muita gente saiu compartilhando a história (que vem junto com um vídeo da jornalista). Porém, não é verdade que a denúncia seja real ou mesmo recente. Como já desmentimos a história em 2020 e 2021, relembre o que já escrevemos sobre o assunto:

É muito estranho que o vídeo e a mensagem em questão tenham voltado a circular com força na internet. Falamos isso porque a denúncia não só é nova como também já foi desmentida pelas partes e por serviços de checagem.

Na realidade, tudo começou com a criação de perfis falsos do diretor da Polícia Federal em abril deste ano. Quando a história estourou, o Boatos.org fez um desmentido apontando que as publicações eram falsas. Relembre o que foi escrito na época.

O histórico de denúncias bombas vindas de contas duvidosas do Twitter já nos deixa muito desconfiados. Já desmentimos boatos de contas falsas do general Augusto Heleno, de Alexandre Ramagem, de Rodrigo Maia e de outras pessoas.

No caso da “denúncia” de Paulo Maiurino não foi diferente. Ao buscar pela conta, achamos algumas coisas estranhas. Além dos erros de digitação (um tanto quanto estranhos para um perfil oficial) e o tom extremista (que não condiz com o perfil do novo diretor-geral da PF), descobrimos que ela não está mais no ar (acessamos apenas via cache).

Mais uma busca e achamos essa notícia do blog de Bela Megale, no O Globo. Ela apontou que algumas contas falsas de Paulo Maiurino já haviam sido suspensas e que a assessoria de imprensa da Polícia Federal disse que a conta verdadeira dele é @Pmaiurino (conta que não tem qualquer publicação no Twitter).

Vale apontar que não há qualquer prova ou indício de investigação contra Lula ou ministros do STF no caso da facada de Adélio Bispo em Bolsonaro. Como já falamos algumas vezes aqui, as investigações concluíram (algumas vezes) que Adélio agiu sozinho no atentado durante a campanha eleitoral de 2018.

Infelizmente, Leda Nagle gravou, de acordo com ela mesmo, um vídeo falando sobre a publicação para um grupo fechado e sem a informação (que de acordo com ela mesmo, não tinha na época) de que o perfil era fake. Quando a informação errada veio à tona, ela mesmo fez a correção e pediu desculpas. Leia:

O Clube da Notícia é um grupo de conteúdo fechado onde toda noite eu comento as principais notícias do dia. Os membros do Clube têm vez e têm voz e trocamos informações checando coletivamente as notícias das mídias tradicionais e da internet. No sábado, entre outras notícias, eu li um tweet viralizado, na live fechada para o grupo do Clube da Notícia. Algum membro do grupo, por má fé ou porque ficou impactado pela notícia, pinçou um trecho de 2 minutos de uma live de 47 minutos e viralizou antes mesmo que eu tivesse voltado com a checagem completa da informação, até porque não tem live no domingo e isto só aconteceria às 20 horas de hoje na live aberta de toda segunda-feira, Lamento o ocorrido. Agora que vocês já conhecem o que aconteceu, peço desculpas. Leda Nagle

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a jornalista Leda Nagle acabou de fazer uma denúncia e que a PF descobriu que Lula e o STF mandaram matar Bolsonaro. A informação não é recente e já foi desmentida pelo Boatos.org em outras oportunidades.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso