Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Ramagem chama Moro de banana em publicação do Twitter #boato

Alexandre Ramagem chama Moro de banana em publicação do Twitter #boato

Alexandre Ramagem chama Moro de banana em publicação do Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em texto, Alexandre Ramagem, novo diretor da Polícia Federal, chama Moro de “banana” e afirma que “aqui tem testosterona”. 

O assunto que mais tem movimentado as redes sociais nos últimos dias, de longe, não é a pandemia da Covid-19. A saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 24 de abril de 2020, caiu como um balde de água fria para muitos apoiadores do governo.

O motivo da demissão seria a troca do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, sem o consentimento de Moro. No lugar de Valeixo, Bolsonaro indicou o delegado Alexandre Ramagem Rodrigues que, atualmente, dirige a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A indicação, entretanto, além de não agradar Moro, também não foi bem recebida por muitos brasileiros. Isso porque Ramagem é, supostamente, amigo dos filhos de Bolsonaro e pode ser visto em diversas fotos com Carlos e Eduardo Bolsonaro. Mas de acordo com uma publicação nas redes sociais, parece que Ramagem não estão se importando com a rejeição. Tanto que, segundo a mensagem, teria escrito um texto criticando o ex-ministro Sérgio Moro. Na publicação, Ramagem teria chamado Moro de “banana” e teria afirmado que apenas corruptos estariam preocupados com sua nomeação. Ainda segundo a história, o delegado também teria destacado que ele é “Brasil e tem testosterona”. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “O cara que é cotado pra ser diretor da Policia Federal é bem macho: “O medo, o pavor e outros sentimentos que pairam sobre minha nomeação para dirigir a PF, são apenas choro de corruptos e de ex-Ministro banana, que ao meu ver estava em conluio com o sistema pra vender livro de autobiografia. Aqui é Brasil, aqui tem testoterona””. Versão 2: “O Cara ja chegou no jogo dando carrinho… já gostamos!!!!”.

Alexandre Ramagem chamou Moro de banana em publicação do Twitter?

O texto foi bastante compartilhado nas redes sociais e dividiu opiniões. Há quem apoiou a fala do novo diretor da PF, há quem condenou a suposta afirmação. Mas será que essa história de que o novo diretor-geral da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, teria escrito em texto que o ex-ministro Sérgio Moro é “banana” é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Logo de cara, a publicação causou desconfiança. Isso porque ela apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias envolvendo prints falsos da rede social Twitter não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que o General Heleno teria afirmado em um tuíte que ministro que abandona o governo Bolsonaro é um canalha frouxo. Também o que indicava que o General Heleno teria confessado que Bolsonaro teve coronavírus e, por fim, o que apontava que Rodrigo Maia teria afirmado que desviar dinheiro do fundão eleitoral seria prejudicial à democracia.

Assim como nos casos citados acima, a informação surgiu em um perfil fake, foi printada e acabou viralizando nas redes sociais como se fosse verdade. Por sinal, a conta que fez a publicação, com o nome @ale_ramagem, já foi suspensa. No Twitter, o perfil oficial (e verificado) de Alexandre Ramagem é @aramagem e não possui nenhuma publicação.

A história chegou a ser desmentida por alguns serviços de fact-checking e até pela Abin (órgão chefiado por Ramagem até pouco tempo). Na Folha, o veículo de comunicação destacou que a imagem estaria sendo compartilhada por “bolsonaristas” e que o texto saiu de um perfil falso. Já a Agência Lupa ressaltou que a informação foi desmentida pela assessoria de comunicação da Abin. Por fim, o serviço de fact-checking Fato ou Fake chamou a atenção para a conta falsa que realizou a publicação e destacou que a conta verificada de Ramagem na rede social não tem nenhuma publicação feita.

Em resumo: a história que diz que Alexandre Ramagem teria chamado Sérgio Moro de “banana” é falsa! A imagem do suposto tuíte que está sendo compartilhada nas redes sociais mostra a publicação de um perfil fake. A conta, inclusive, já foi suspensa. Ramagem possui um perfil verificado no Twitter, mas nele não há sequer um tuíte publicado. A Associação Brasileira de Inteligência (Abin), órgão no qual trabalhava Ramagem, também desmentiu a informação. Ou seja, tudo não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l