General Heleno diz que ministro que abandona o governo Bolsonaro é um canalha frouxo #boato

Boato – Por meio de postagem no Twitter, o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, disse que qualquer ministro que abandona o governo Bolsonaro é um canalha frouxo.

A saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e as farpas trocadas entre ele e o presidente Jair Bolsonaro têm rendido assunto na internet. E, pelo que estamos vendo, também tem rendido muita fake news. A que vamos tratar agora cita o nome do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

De acordo com prints que estão circulando na internet, o general Heleno teria falado que “ministro que abandona o governo é um canalha frouxo”. A publicação teria sido pela conta do Twitter do ministro. Leia a mensagem que circula online:

General Heleno @gen_helleno Qualquer um dos ministros que abandone o governo Bolsonaro, pra mim é um canalha frouxo, que não aguenta uma facada na barriga e porrada de mídia suja, junto ao capitão Jair M. Bolsonaro. Jamais o abandonarei. SELVA é o que diferencia os homens, dos meninos.

General Heleno diz que ministro que abandona o governo Bolsonaro é um canalha frouxo?

O print circulou muito na internet, sempre acompanhado de comentários elogiosos a ele. Mas será mesmo que o general Augusto Heleno fez a tal publicação em redes sociais sobre “ministros que saem do governo” (uma indireta ao ex-ministro Sérgio Moro)? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos desconfiados. Isso porque boatos relacionados a prints falsos têm sido comuns na internet. Recentemente, desmentimos aqui no Boatos.org publicações falsamente atribuídas a Rodrigo Maia e grupos de WhatsApp. Na última semana, teve uma notícia falsa que usou até um print do próprio general Heleno (que foi desmentida por ele). Assim como nos casos citados, a informação não procede.

Bastaram uma busca e uma análise para ver que Augusto Heleno não fez a publicação que está circulando na internet. O tal comentário sobre “ministros frouxos e canalhas” não está entre os últimos comentários dele no Twitter. Além de desmentir a fake news sobre o outro print, ele fez publicações em relação aos 520 anos da chegada dos portugueses no Brasil e a integrantes da FAB.

Se não está no perfil oficial do general Heleno, de onde saiu a informação? Elementar, de um perfil fake. A conta que teria publicado o conteúdo é “@gen_helleno” (conta que já foi suspensa, aliás) enquanto a conta do ministro é “@gen_heleno”. Ou seja: o fake postou, alguém printou e a balela se espalhou.

Resumindo: a história que aponta que o general Heleno publicou uma mensagem falando que ministro que abandona o governo Bolsonaro é “frouxo e canalha” é falsa. A publicação surgiu de um perfil fake e o ministro nada falou sobre isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet