Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janja é prostituta de luxo do cabaré e apareceu em fotos de celular apreendido com “traficante Moa Moacir” #boato

Janja é prostituta de luxo do cabaré e apareceu em fotos de celular apreendido com “traficante Moa Moacir” #boato

Janja é prostituta de luxo do cabaré e apareceu em fotos de celular apreendido com “traficante Moa Moacir”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora, descobriu-se que a primeira-dama Janja Lula da Silva é uma prostituta de luxo do cabaré. Isso está sendo mostrado em um vídeo no qual ela aparece com “Moa Moacir”, que é um traficante preso pela Polícia Civil outro dia.

Nos últimos tempos, a primeira-dama Janja Lula da Silva tem sido alvo de inúmeras fake news e informações falsas que visam prejudicar sua imagem e reputação. Infelizmente, mesmo sendo absurdas e ofensivas, estas fake news têm se multiplicado e alcançado um grande número de pessoas em uma velocidade impressionante.

A mais novas destas histórias apontava que Janja era uma “prostituta de cabaré”. A acusação surgiu em um vídeo no qual ela teria aparecido em supostas imagens encontradas no celular de um traficante chamado Moa Moacir, que foi preso.

O conteúdo tem circulado com a seguinte mensagem: “A JANJA É PROSTITUTA DE LUXO DO CABARÉ ESSA E A PRIMEIRA DAMA DO BRASIL” e uma série de fotos. Vimos também a “arte” junto a seguinte mensagem que viralizou por aí:

Lembram quando num restaurante a Polícia Civil do RJ prendeu há cerca de vinte dias Moa Moacir, um dos maiores traficantes de drogas e ele tentou destruir o seu smartphone e não conseguiu? Vejam o que a Polícia encontrou no telefone dele. ESSA É A TUA PRIMEIRA DAMA? FAZUMÉLE

Janja é prostituta de luxo do cabaré e apareceu em fotos de celular apreendido com “traficante Moa Moacir”?

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

A imagem com a mensagem de que a primeira-dama seria uma “prostituta de cabaré” se espalhou rapidamente na web, principalmente pelo WhatsApp. No entanto, a informação que circula por aí é mais uma fake news sobre ela e sobre Moacir.

Apesar das acusações contra Janja serem extremamente graves, elas carecem do principal elemento: provas concretas e verificáveis. Não há evidências confiáveis que comprovem tal afirmação. Pelo contrário, existem provas de que as acusações são completamente falsas. Já desmentimos uma fake news sobre o tal “passado de Janja”. Relembre o que escrevemos:

Nenhuma das garotas é a primeira-dama Janja, o homem não é o “tabelião de Ponta Grossa” (figura superestimada por quem não tem simpatia por Lula e que já fez declarações contra o presidente) e a narrativa de que ela era garota de programa é uma acusação que não tem lógica alguma (também não tem provas da parte de quem a criou de forma difamatória). Para quem não conhece, o currículo de Janja é esse.

No vídeo, é possível ver que a música que toca ao fundo é Cabeça Branca (do cantor Tierry). A música foi lançada em 2021, quando Janja já estaca com o presidente Lula. Ou seja: até a historinha contada tem um furo.

Além das acusações contra a primeira-dama serem falsas,  é importante destacar que a história sobre Moa Moacir, um amigo de Lula e Janja, ser um traficante, também é completamente falsa e já foi desmentida. Relembre o que escrevemos:

A mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Ela é vaga (sequer aponta para o nome completo do suposto traficante), alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação. Aliás, a mensagem não aponta para prova alguma.

Mensagens do tipo, aliás, têm sido comuns quando falamos no nome de Janja. Já desmentimos nos últimos dias que Janja havia sido filmada em uma banheira, que ela posou de camisola em uma foto, que ela foi flagrada bêbada e outras coisas.

Ao buscar por dados na realidade, chegamos à verdade. A pessoa que aparece na imagem é Moacir Bortolozo, amigo de Janja e de Lula. Não é verdade que ele seja “um traficante” (a acusação é sem provas e o ônus da prova é de quem acusa) e também não é verdade que ele seja o traficante “preso no restaurante no Rio de Janeiro”.

Na realidade, o homem que foi preso Fernando Luiz Doval Junior. O vídeo que viralizou na internet mostra o momento da prisão do traficante (considerado o mais procurado do Rio Grande do Sul) no Rio de Janeiro. Não há nada sobre ele ser ”amigo do Lula” e muito menos o homem da foto com Janja.

Resumindo: as acusações contra a primeira-dama Janja Lula da Silva são falsas e carecem de provas concretas e verificáveis. A história envolvendo o amigo Moa Moacir também é falsa e já foi desmentida. Por mais que este desmentido seja repetitivo, é importante que reforcemos que se trata de mais uma fake news sobre a primeira-dama que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso