Janja aparece em foto com traficante que foi preso em restaurante no Rio de Janeiro #boato

Boato – Foto mostra Janja Lula da Silva junto a Moacir, um dos maiores traficantes do Brasil. Ele foi preso em um restaurante no Rio de Janeiro.

Já falamos algumas vezes que a primeira-dama Janja Lula da Silva tem se tornado um dos maiores alvos de fake news nos últimos dias. Hoje, vamos falar de mais uma história que tenta imputar uma ação “imoral” a ela.

Uma foto de Janja com um grupo de pessoas está circulando na internet. O homem na imagem está sendo identificado como um dos “maiores traficantes do Brasil”. Também é dito que ele foi a pessoa que foi presa pela polícia em um restaurante no Rio de Janeiro. Leia o texto que está pululando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Presta atenção: Esse sujeito aí, de camiseta clara é um dos maiores traficantes do Brasil, um tal de Moacir. Foi preso ontem em um restaurante do RJ. Olha a mulher que esta com a mão no peito dele!!!! Quem é essa mulher? É a Janja. A nossa primeira dama.

Janja aparece em foto com traficante que foi preso em restaurante no Rio de Janeiro?

O que não faltaram foram ataques à primeira-dama do Brasil e a imputação da declaração de que Lula “defende bandido”. Só que a informação que aponta que o homem que está na imagem com Janja e outras pessoas é o “traficante preso no Rio de Janeiro”.

A mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Ela é vaga (sequer aponta para o nome completo do suposto traficante), alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação. Aliás, a mensagem não aponta para prova alguma.

Mensagens do tipo, aliás, têm sido comuns quando falamos no nome de Janja. Já desmentimos nos últimos dias que Janja havia sido filmada em uma banheira, que ela posou de camisola em uma foto, que ela foi flagrada bêbada e outras coisas.

Ao buscar por dados na realidade, chegamos à verdade. A pessoa que aparece na imagem é Moacir Bortolozo, amigo de Janja e de Lula. Não é verdade que ele seja “um traficante” (a acusação é sem provas e o ônus da prova é de quem acusa) e também não é verdade que ele seja o traficante “preso no restaurante no Rio de Janeiro”.

Na realidade, o homem que foi preso Fernando Luiz Doval Junior. O vídeo que viralizou na internet mostra o momento da prisão do traficante (considerado o mais procurado do Rio Grande do Sul) no Rio de Janeiro. Não há nada sobre ele ser ”amigo do Lula” e muito menos o homem da foto com Janja.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Janja posou para uma foto com “um dos traficantes mais procurados do Brasil que foi preso no Rio de Janeiro”. A pessoa que está na imagem não é traficante e não é o homem que foi preso em um restaurante.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet