Janja postou foto só de camisola em cozinha de apartamento no Instagram #boato

Boato – Rosangela Lula da Silva, a Janja, postou uma foto na cozinha do apartamento vestindo apenas camisola. Primeira-dama fez post no Instagram.

Obviamente, não iria demorar a surgir histórias falsas sobre pessoas próximas ao presidente Lula. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, está sendo um destes alvos.

A mais nova história que circula na internet aponta que Janja teria resolvido publicar uma foto vestindo apenas uma camisola na cozinha do apartamento em que ela está hospedada. Em alguns casos, há elogios à primeira-dama. Em outros, há críticas. Leia algumas das mensagens:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Aplaudam a nossa primeira Dama dia 02/01/2023. A foto foi ela quem publicou. Versão 2: Janja, “mulher” de Lula, postou foto peladona no Instagram e fez o cargo de primeira dama virar piada no mundo todo. Versão 3: A pose da primeira dama Janja, marmita de presidiário

Janja publica foto de camisola em cozinha de apartamento?

Principalmente, por conta da foto (afinal, chamou atenção), a história viralizou entre (como vocês viram) simpatizantes e críticos de Lula. Porém, é falso que Janja tenha feito tal publicação.

O histórico de fake news de fotos falsamente atribuídas a mulheres famosas já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Certa vez, desmentimos que fotos de Gleisi foram divulgadas. Em outra, desmentimos fotos atribuídas a Renata Vasconcellos.

Ao contrário do que estão falando por aí, Janja não fez a publicação em questão. As últimas postagens no Instagram dela foram sobre a ministra da Cultura Margareth Menezes, sobre a posse e sobre Pelé.

Ao procurar pela imagem, descobrimos algumas coisas. A primeira é que ela já estava sendo atribuída a Janja antes mesmo de 2023 (o que elimina a hipótese que de ela tenha feito o post recentemente). A segunda é que, em um dos links que vimos (de um fórum) aponta que a imagem é de uma usuária do Twitter (vamos manter o nome anônimo). Mas o fato é que não é de Janja.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Janja postou fotos só de camisola na cozinha de seu apartamento. A imagem é de outra mulher e não há qualquer publicação do gênero (sinceramente, se houvesse, não haveria problema) na primeira-dama do Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet