Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Guarda Nacional de Lula ficará com todos veículos e tanques blindados do Exército #boato

Guarda Nacional de Lula ficará com todos veículos e tanques blindados do Exército #boato

Guarda Nacional ficará com todos veículos e tanques blindados do Exército, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Guarda Nacional que está sendo criada por Lula vai ficar com a posse de todos os veículos e tanques blindados do Exército. Ela terá soldados estrangeiros.

Após as manifestações golpistas que resultaram em depredação nos prédios dos Três Poderes em Brasília, o governo está estudando formas de aumentar a segurança no centro do poder do Brasil. Uma das propostas, de acordo com esta matéria, seria a criação de uma força de segurança para proteger as áreas em que ficam autoridades: a Guarda Nacional.

Bastou a especulação (afinal, a criação dependeria da aprovação de uma PEC) para começar a surgir fake news sobre como seria este “exército”. Uma delas veio no formato de uma suposta matéria do g1 assinada por “Astolfo Canuto”. De acordo com a “manchete”, a Guarda Nacional ficaria com todos os veículos blindados do Exército.

A história começou a ser compartilhada em redes sociais por bolsonaristas como um “bem-feito” para as Forças Armadas. “Quando o Lula estiver passando o trator pra cima das FFAA eu vou me permitir esboçar um sorriso. Toda vez que eu passar enfrente de algum quartel do exército eu vou gritar TRAIDORES E COVARDES”, dia uma das mensagens que acompanha o texto. Leia o teor da suposta matéria:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Guarda Nacional ficará com a posse de todos os veículos e tanques blindados do exército Projeto da guarda nacional deverá ser concluída até 2024 com participação de soldados estrangeiros Por Astolfo Canuto

Guarda Nacional ficará com todos veículos e tanques blindados do Exército?

O que não faltou foi gente compartilhando a mensagem em questão e criticando Lula, o Exército e tudo mais. Porém, é falsa a informação que aponta que a Guarda Nacional vai ficar com os blindados do Exército.

O tema “guarda nacional” tem sido figurinha carimbada em fake news na internet. Na época das eleições, desmentimos uma fake news que aponta que o g1 havia noticiado que Lula havia confirmado a criação da Guarda Nacional como se fosse um “exército bolivariano” com soldados estrangeiros.

Ao buscar sobre o assunto, não temos mais nada além na notícia sobre a ideia. E aí o próprio g1 (que fez uma das matérias) acaba derrubando as duas teses. A primeira é que a Guarda Nacional, se criada, não vai substituir o Exército (e não vai ficar com blindados). A segunda é que os membros serão escolhidos por concurso público e serão brasileiros.

Ao buscar pela notícia com a manchete “Guarda Nacional ficará com a posse de todos os veículos e tanques blindados do exército” (que tem erro de uso de maiúscula na palavra Exército), nada encontramos no g1. Isso nos leva a crer que foi utilizado uma velha tática para criação de notícias falsas.

Para criar o fake, a pessoa entra em uma página de um portal de notícias, edita o código-fonte, coloca o conteúdo que quiser, printa a página e sai espalhando por aí. Os exemplos (como este, este e este) não são poucos.

Resumindo: é falso que foi definido que a Guarda Nacional de Lula vai ficar com os blindados de Lula. A ideia da criação da força policial é embrionária e não há qualquer intenção de substituição em relação às Forças Armadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso