Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes fugiu para os EUA por causa de ocupação de militares em Brasília #boato

Alexandre de Moraes fugiu para os EUA por causa de ocupação de militares em Brasília #boato

Alexandre de Moraes fugiu para os EUA por causa de ocupação de militares em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Matéria do g1 mostra que ministro Alexandre de Moraes fugiu para os Estados Unidos porque militares das Forças Armadas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Algumas pessoas começaram, no último fim de semana, uma narrativa de que a intervenção militar começou no Brasil. Com o intuito de incitar manifestantes a favor de um golpe, fake news sobre ações do Exército Brasil afora, decretos e até fechamento de fronteiras circularam por aí.

Mesmo com as narrativas desmentidas, parece que novos capítulos da história seguem por aí. O mais novo aponta para “fuga de magistrados do STF” por conta da intervenção militar. Um dos textos aponta para uma iniciativa de Alexandre de Moraes.

De acordo com textos que estão circulando na internet, Moraes teria fugido para os Estados Unidos por conta da ocupação da Esplanada dos Ministérios por conta de militares. A prova da história seria uma suposta publicação do g1 que teria sido compartilhada por Caio Coppolla (o que, por sinal, não ocorreu). Leia a mensagem contida no conteúdo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Facebook Caio Coppolla: ACUADO-MORAES VIAJA PARA EUA COM A OCUPAÇÃO DE MILITARES EM BRASÍLIA O Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, viajou na madrugada de hoje (02) para os Estados Unidos da América, com a tomada de poder por parte dos militares na esplanada.

Alexandre de Moraes fugiu para os EUA por causa de ocupação de militares em Brasília?

O print e outras versões da história (como, por exemplo, mensagens soltas em redes sociais relatando o caso) começaram a circular com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes “fugiu” para os Estados Unidos por conta de uma ocupação de militares em Brasília.

Antes de falar do caso em si, precisamos alertar para o histórico recente de fake news que apontam para “prints do g1”. Já desmentimos, por exemplo, histórias falsas que apontavam que Lula garantiu Jean Wyllys no ministério da Educação, que Lula havia confirmado a criação de uma Guarda Nacional “vermelha” e que Lula havia dado prazo para as pessoas entregarem armas.  

Assim como nos outros casos, achamos um detalhe que começa a entregar a farsa: o suposto texto do g1 tinha erros de ortografia e também o design estava diferente do portal de notícias da Globo. Ao buscar pelo conteúdo no site, nada encontramos sobre a notícia “fuga de Alexandre de Moraes”.

Além disso, nada há sobre “ida de Moraes” aos Estados Unidos em fontes confiáveis. O presidente do TSE esteve no mês passado no país, mas já voltou ao Brasil. Hoje, dia da publicação deste texto, ele publicou decisões que mantiveram bloqueios de redes sociais de bolsonaristas. Ou seja: não só ele não fugiu como também está trabalhando aqui no Brasil.

Também não há qualquer tipo de ocupação da Esplanada dos Ministérios por parte das Forças Armadas. Se isso tivesse ocorrido, viraria notícia em tudo que é lugar. Não foi o que aconteceu.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro Alexandre de Moraes fugiu para os Estados Unidos após militares ocuparem a Esplanada dos Ministérios. Nem o g1 deu a tal notícia tampouco isso ocorreu.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: