Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula confirma criação da guarda nacional, o maior exército vermelho da América Latina #boato

Lula confirma criação da guarda nacional, o maior exército vermelho da América Latina #boato

Lula confirmou criação de guarda nacional, o maior exército vermelho da América Latina, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente eleito Lula acabou de confirmar a criação da guarda nacional, que será o maior exército vermelho da América Latina.

O dia da diplomação do presidente eleito Lula está se aproximando e notícias falsas sobre novas medidas que teriam sido anunciadas continuam circulando na internet. A última que vimos aponta para uma medida drástica do novo governo para lidar com as manifestações que estão acontecendo em quarteis Brasil afora.

Um print de uma página do portal g1 aponta que Lula teria anunciado a criação de uma guarda nacional, que seria um “exército vermelho” para cobrir os atos antidemocráticos. Leia a mensagem contida em um print que viralizou no Twitter (a mensagem também se espalhou em outras redes sociais):

POLÍTICA Lula confirma criação da guarda nacional o maior exército vermelho da América Latina Tropa terá grupamento especial de choque para confrontos urbanos afim de coibir atos antidemocráticos Por Paulo Canuto 28/11/2022 12:47 Atualizado há 13 minutos

Lula confirmou criação da guarda nacional, o maior exército vermelho da América Latina?

Não demorou para o suposto print do g1 se espalhar com todas as forças entre bolsonaristas. Porém, é falso que o novo governo anunciou a criação da tal guarda nacional vermelha.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O texto contido no print já nos chamou atenção. Ele tinha alguns erros com uso de maiúsculas e minúsculas, além de falhas de pontuação. Uma matéria do g1 não teria esses erros tão crassos. Além disso, não achamos nenhum repórter do g1 com o nome de Paulo Canuto.

Ao buscar pelo conteúdo no site do g1, descobrimos que nada foi publicado sobre a criação do “exército vermelho” pelo governo Lula. O máximo que houve, durante a campanha eleitoral, foram especulações sobre a criação de uma guarda nacional (algo que não é muito diferente da atual Força Nacional) que nada tem a ver com “exército vermelho”.

Muito provavelmente, alguém pegou uma página do g1, fez uma alteração no código-fonte do conteúdo, fez um print e saiu compartilhando a história como se fosse real. A prática (como vocês podem ver aqui, aqui e aqui) tem sido muito comum.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula confirmou a criança de um exército vermelho que seria chamado de guarda nacional para combater protestos. O print do g1 é falso a não há nada sobre a criação do tal mecanismo para o novo governo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso