Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que o governo Lula esteja aterrando a transposição do São Francisco para acabar com água do Nordeste

É falso que o governo Lula esteja aterrando a transposição do São Francisco para acabar com água do Nordeste

Governo Lula está aterrando transposição do São Francisco para acabar com água do Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O governo Lula acabou com a transposição do rio São Francisco para acabar com a água do Nordeste. 

  Análise

Para fortalecer uma teoria, de que o governo Lula estaria acabando com o Brasil. um vídeo está circulando com força na internet. Ele mostra uma retroescavadeira colocando terra sobre um trecho que seria da transposição do Rio São Francisco.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que Lula resolveu aterrar a transposição para acabar com a água do Nordeste do Brasil. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet junto ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Estão fechando a transposição do Rio São Francisco com areia, terra, usando maquinários para retirarem a água de fácil acesso do povo nordestino e enriquecerem empresas de caminhão pipa… Há contratos de R$ 155 mil reais por 2 meses de carro pipa

Versão 2: Onde estão os generais melancias? O Exército Brasileiro acabou? As Forças Armadas são Frouxas Armadas? O que merece um chefe de governo federal que determina uma coisa dessas ou permite que prefeitos aterrem os canais de transposição do São Francisco? Que palhaçada é essa?

Versão 3: Desgoverno Apátrida criminosamente aterrou a Transposição do Rio São Francisco; judiando ainda mais dos Irmãos Nordestinos; ficaram SEM ÁGUA, SEM PEIXES E SEM IRRIGAÇÃO 🤨

Versão 4: 🚨 Caminhões estão despejando terra em algumas partes da transposição do Rio São Francisco. Lamentável… Versão 5: PORRHA! TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO PELO DESGOVERNO?

Não é a primeira ou a segunda fake news que relaciona o governo Lula com o fechamento da transposição do Rio São Francisco. Já desmentimos histórias falsas que apontam que ele mandou fechar as bombas da transposição, que o MST está bloqueando a transposição para faltar água para os nordestinos, que a barragem de Sobradinho estourou por conta do fechamento da transposição e que a barragem de Oiticica foi fechada por Lula. 

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o governo Lula está aterrando com a transposição do Rio São Francisco para acabar com a água do Nordeste? 2) O vídeo que mostra uma retroescavadeira fechando um trecho do canal do São Francisco é real? 3) Qual a explicação para a retroescavadeira que está aterrando o canal do rio?

É verdade que o governo Lula está aterrando com a transposição do Rio São Francisco para acabar com a água do Nordeste?

O cerne da história está na resposta da questão. Obviamente, é falso que o governo federal esteja, dolosamente, querendo acabar com o abastecimento de água advindo da transposição do Rio São Francisco.  Como mostramos, o que não falta é fake news sobre o assunto. Ao contrário do que apontam as teses,  o governo até promove a transposição em seus canais oficiais. 

O vídeo que mostra uma retroescavadeira fechando um trecho do canal do São Francisco é real?

Sim. As características da obra e a descrição do cidadão que está no vídeo mostram que, de fato, se trata de um trecho da transposição do Rio São Francisco. Vale apontar que não é toda a obra que está concluída. Ainda há trechos que estão em fase de pré-operação.

Atualizado: graças à ajuda de um internauta que estava na live do Boatos.org (você pode assistir aqui), conseguimos chegar à origem da foto. Ela é de 2017 e está neste link. 

Qual a explicação para a retroescavadeira que está aterrando o canal do rio?

Não é a primeira vez que há um vídeo mostra o aterramento de um trecho da transposição do Rio São Francisco. Em fevereiro, um vídeo que alegava que o governo estava “entupindo” o canal com terra foi desmentido por sites como o Aos Fatos e o Estadão Verifica. 

Na realidade, a explicação é muito mais simples: o trecho estava sendo aterrado para que fosse feita uma manutenção em um trecho da transposição do São Francisco. Podemos, com isso, inferir que o fechamento ocorreu por conta de uma manutenção. (Atualizado: Manutenção que ocorreu em 2017). 

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

O vídeo que está circulando não prova que o governo está aterrando a transposição do Rio São Francisco para “acabar com a água do Nordeste”. Além de a premissa ser falsa, não é incomum o soterramento de áreas para manutenção (afinal, como vai consertar o canal se ele estiver cheio de água?).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)