Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Barragem de Sobradinho estourou porque Lula fechou transposição do Rio São Francisco #boato

Barragem de Sobradinho estourou porque Lula fechou transposição do Rio São Francisco #boato

Barragem de Sobradinho estourou porque Lula fechou transposição do Rio São Francisco, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Para prejudicar o Nordeste, Lula fechou a transposição do Rio São Francisco. Por isso, a barragem de Sobradinho acabou de estourar.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que aponta que o governo de Lula mandou desligar as bombas da transposição do Rio São Francisco para “matar os nordestinos de sede”. Na realidade, a mensagem não procedia uma vez que o desligamento (por conta do período de chuvas) está em vigência desde o final de 2022.

Mesmo desmentida, a narrativa segue. O novo capítulo aponta para um “rompimento de uma barragem por conta de uma decisão de Lula”. Um vídeo mostrando um suposto rompimento na barragem de Sobradinho (na Bahia) está circulando junto com mensagens que apontam que isso seria consequência das decisões de Lula.

Versão 1: BARRAGEM DE SOBRADINHO Estourou. O Bandido fechou mas não adiantou. Contra a Natureza o Homem não tem poder. Versão 2: O BANDIDO MANDOU FECHAR A TRANSPOSIÇÃO E O NIVEL DE SOBRADINHO SUBIU E ESTOUROU A BARRAGEM, ALEM DE LADRÃO E BURRO JUNTO COM O GOVERNADOR DO CEARÁ DOIS MALDITOS DEU ISSO AI Versão 3: Barragem de Sobradinho acabou de estourar

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: Sobradinho acabou de estourar. A gente veio aqui pra ver oh. Está vazando muita água. Já inundou a cidade todinha ali oh. Já inundou Sobradinho. Oh como é que está as árvores oh. Tudo dentro da água. Acabou de estourar minha gente olha. Muita água vazando. Nós estamos tudo aqui olhando. Nós está em Foz do Iguaçu aqui é. Olá. Cadê a aqui tudo acabou de estourar ó ó minha gente ó minha gente como é que está.

Meu Deus eu estou muito nervoso a barragem daqui de Sobradinho estourou minha gente ó o tanto de aguinha que está saindo ó é muita água misericórdia como é que as árvores estão ó tudo dentro da água inundou Sobradinho Juazeiro e Petrolina acabaram de me ligar gente já está sendo toda inundada muito nervoso minha gente oh oh aqui oh mais água só soltando oh pra aquela ali oh aqui oh esse lado tudo tranquilo porque não rompeu o que rompeu foi esse lado aqui minha gente oh o lado da

Barragem de Sobradinho estourou porque Lula fechou transposição do Rio São Francisco?

O vídeo, um tanto quanto alarmista, junto com as mensagens de cunho político, começaram a viralizar com tudo na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que a barragem de Sobradinho estourou na Bahia e que Lula tem algo a ver com isso.

A mensagem, além de ter características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a farsa, reforça uma fake news que já foi desmentida no Boatos.org. Como explicamos no início do texto, Lula não “secou a transposição do Rio São Francisco”. A explicação com detalhes está aqui.

Assim como é falso que os nordestinos estão sem água, é falso que a barragem estourou. O vídeo na realidade, foi criado em um canal do TikTok que tem mais compromisso com o entretenimento do que com a informação. Ao buscar pelo conteúdo em fontes confiáveis, descobrimos que não há nada de “estouro da barragem”.

Na realidade, a Eletrobras Chesf (responsável pela Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco) aumento o fluxo de vazão da água por conta também do período de chuvas. Apesar de o fluxo causar alguns transtornos e gerar alertas (como a proibição de navegação e atividades de banho e pesca), não há risco para as cidades. Isso já foi previsto no início do mês pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

A pessoa, possivelmente, gravou o vídeo quando as comportas se abriram e fez a pegadinha do “estouro da barragem”. Mesmo sabendo que é fake, algumas pessoas resolveram “acreditar e politizar o caso”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o a Barragem de Sobradinho estourou por conta do fechamento das bombas da transposição do Rio São Francisco por parte de Lula. A acusação é falsa e o alarde também é falso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso