Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula mandou fechar bombas da transposição do Rio São Francisco no Nordeste #boato

Lula mandou fechar bombas da transposição do Rio São Francisco no Nordeste #boato

Lula mandou fechar bombas da transposição do Rio São Francisco no Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No Nordeste, Lula mandou fechar as bombas da transposição do Rio São Francisco para voltar a máfia dos carros pipa.

Sem dúvida alguma, o Nordeste tem feito uma grande diferença nos resultados de eleições presidenciais. Em 2022, a região, definitivamente, foi a base de conforto de votos para a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No total, Lula recebeu 69,34% dos votos válidos da região no segundo turno (mais de 22,5 milhões de votos).

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que Lula está preparando uma bomba para o Nordeste. Segundo uma publicação, Lula teria mandado fechar as bombas da transposição do Rio São Francisco, no Nordeste. Ainda segundo a história, Lula teria feito isso para a máfia dos carros pipa voltar ao Nordeste. Confira:

Versão 1: “Salva aquele vidinho. Tinham desligado as bombas da transposição. Olha ele aqui ó. Pura verdade, hein? Hoje, 16 do 1 2023. Aí o canal ó. Seco. Chupa. Faz o L”. Versão 2: “Bombas da transposição do São Francisco são desligadas. Viva a Indústria da Seca!”. Versão 3: “DENÚNCIA:A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO ESTÁ SENDO DESTRUÍDA AS BOMBA FORAM TRANCADAS O CANAL ESTÁ TODO SECO; TUDO QUE BOLSONARO FEZ NO NORDESTE ESTÁ SENDO DESFEITO PELO O LULA”.

Lula mandou fechar bombas da transposição do Rio São Francisco no Nordeste?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no YouTube e no Twitter e deixou muitas pessoas (principalmente do Nordeste) revoltados. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostos feitos de Lula têm pipocado nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria aumentado o auxílio-reclusão, de R$1.212,00 para R$1.754,18, mais do que o salário-mínimo. Também a que indicava que Lula teria mudado as cores do Palácio do Planalto em homenagem ao PT e, por fim, a que apontava que Lula teria lançado o programa Minha Picanha, Minha Vida com o cartão Picanha Card.

Ao analisar as imagens, percebemos que o vídeo carece de provas (especialmente, de provas de que Lula teria sido o mandante da ação). E ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que, de fato, Lula não mandou desligar as bombas da transposição do Rio São Francisco.

A história foi desmentida pelo site de checagem Aos Fatos e pelo site O Antagonista. De acordo com o site Aos Fatos, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará desmentiram toda a informação. De acordo com o serviço de checagem, o canal mostrado no vídeo está desligado desde novembro de 2022, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já segundo O Antagonista, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apontou que a estrutura mostrada no vídeo está localizada no município de Jati (CE). Ainda segundo a apuração do site O Antagonista, o abastecimento de água na região ocorre apenas sob a demanda da operadora estadual.

Em resumo: a história que diz que o Lula teria mandado fechar as bombas da transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, é falsa! O vídeo apenas mostra a acusação, mas não apresenta provas e a informação já foi desmentida. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso