Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Peixes morrem na barragem de Oiticica porque governo fechou transposição do Rio São Francisco #boato

Peixes morrem na barragem de Oiticica porque governo fechou transposição do Rio São Francisco #boato

Peixes morrem na barragem de Oiticica porque governo fechou transposição do Rio São Francisco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra peixes morrendo na barragem de Oiticica (RN) porque governo fechou a transposição do Rio São Francisco.

A transposição do Rio São Francisco é um projeto de infraestrutura que tem como objetivo abastecer a região do Semiárido e levar água para as famílias que sofrem com a seca. O projeto transfere a água do rio para açudes, cisternas e rios menores nos períodos de estiagem.

As obras da transposição foram finalizadas em fevereiro de 2022, mas com a conclusão da obra, novas questões começaram a ser levantadas, como quem será o responsável por pagar os custos de manutenção dos canais.

E em meio a essas burocracias, uma história tem chamado a atenção nas redes sociais. De acordo com uma publicação, milhares de peixes teriam morrido na barragem de Oiticica (RN), após o governo federal ter fechado a transposição do Rio São Francisco. No vídeo que acompanha a publicação, é possível ver diversos peixes se debatendo em um lugar com pouca água. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Fala, grupo. Bom dia! Bom dia, Schumacher. Aqui quem tá falando é o Cabeça. Ó aí ó. Barragem das Oiticica, no Rio Grande do Norte. O governo federal fechou as comportas da transposição do rio São Francisco. Os peixe tudo morrendo afogado aí ó. Afogado não, né? Morrendo sem água, né? O contrário, né? Morrendo sem água aí, tá vendo isso aí ó. Agora, isso aí é terrorismo. Pra mim, isso aí é terrorismo, ok? O cara fechou uma comporta daquela e deixou os peixe morrer e o pessoal sem água no Nordeste. Isso aí que é terrorismo. O Alexandre de Moraes devia de ver isso aí, né? E prender o responsável como terrorismo”. 

Peixes morrem na barragem de Oiticica porque governo fechou transposição do Rio São Francisco?

A história pipocou nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e causou grande revolta na internet. Entretanto,  a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e todo o caso.

Ao se deparar com a história, percebemos que ela apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto (que, convenhamos, seria um escândalo).

Além disso, não é de hoje que histórias falsas sobre a transposição do Rio São Francisco são compartilhadas na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a barragem de Sobradinho teria estourado, porque Lula fechou a transposição do Rio São Francisco. Também a que indicava que Lula teria mandado fechar as bombas da transposição do Rio São Francisco, no Nordeste e, por fim, a que apontava que o MST teria bloqueado a transposição do Rio São Francisco para faltar água aos nordestinos.

Para começo de tudo, essa história de que a transposição do Rio São Francisco teria sido fechada é mentira. Aqui no Boatos.org já desmentimos mais de uma vez essa informação. E assim como apontamos em nossos textos, essa história surgiu como uma forma de atacar e desmoralizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, a barragem citada na história de hoje não tem nenhuma relação com o Rio São Francisco.  O Aos Fatos já desmentiu essa história e explicou que o caso ocorreu no dia 16 de março de 2023. Segundo o site, naquele dia, o município de Jucurutu (RN), onde fica a barragem de Oiticica, sofreu com um extravasamento de água, por conta de chuvas intensas na região.

Em resumo: a história que diz que peixes da barragem de Oiticica morreram, porque o governo fechou a transposição do Rio São Francisco é falsa! A barragem de Oiticica (RN) ainda está em fase de construção e não recebe as águas do Rio São Francisco. O vídeo é, na realidade, relativo a outra situação. Por fim, a transposição do Rio São Francisco não foi e nem será fechada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso