GLO já foi assinada por Bolsonaro e publicada no Diário Oficial #boato

Boato – Agora vai! O presidente Jair Bolsonaro já assinou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no dia 28 de novembro e ela foi publicada no Diário Oficial no dia 5 de dezembro.

Nos últimos dias (há mais ou menos uma semana) começamos a experenciar uma enxurrada de fake news falando sobre intervenção militar e incitando as pessoas a um golpe (é possível que seja uma reação após movimentos em frente aos quartéis esfriarem).

As fake news da última leva deixaram de ser novidade e agora uma história consegue “juntar” diversas informações falsas para apontar que “agora vai a intervenção militar com Bolsonaro no poder (que configuraria um golpe)”.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Um vídeo narrado por uma mulher aponta que o presidente Jair Bolsonaro assinou uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no dia 28 de novembro e que o decreto havia saído no Diário Oficial no dia 5 de dezembro.

Além disso, o texto aponta que Bolsonaro já foi diplomado como presidente pelas Forças Armadas, que o Exército está convocando reservistas para a intervenção militar e outras coisas.

Uma das mensagens que circulam online diz “GLO assinadace publicado no diário oficial,  quem tiver dúvidas pesquisem,  porque não há outro termo”. Uma segunda aponta “BRAZIL Diário oficial Ministério da Defesa Como achar a GLO”. Há uma terceira que aponta “A GLO já foi assinada e publicada no Diário Oficial”. Leia a transcrição do conteúdo (o vídeo tinha 8 minutos, mas transcrevemos apenas 2):

Só quantas emoções é viveremos ainda mais emoções de hoje em diante. GLO foi assinada no dia vinte e oito, publicada no diário oficial hoje, com isso as forças armadas estão efetivamente e agora verdadeiramente assumindo o controle da nação e inclusive estabelecendo a diplomação de Jair Messias Bolsonaro. Não haverá outra diplomação no dia doze. O presidente diplomado pelas Forças Armadas e nomeado para dar continuidade do país nesse momento de transição e inclusive posterior a transição chama-se Jair Messias Bolsonaro. Nossa angústia acabou.

Ele é e continuará sendo o nosso presidente. Essa GLO, essa MD ela tem uma validade inicial de até noventa dias para o restabelecimento da ordem, o que isso significa? Bolsonaro provavelmente estará falando ao público a respeito a decisão das forças armadas uma vez que ele é o chefe dela e por ela ele também foi instituído nosso presidente da república diplomado pelas forças armadas e ele vai estar informando oficialmente os próximos passos de tudo que irá acontecer nesse momento

GLO já foi assinada por Bolsonaro e publicada no Diário Oficial?

O conteúdo (seja na versão dois minutos, quatro minutos ou oito minutos) viralizou com tudo na internet. Porém, não é verdade que Bolsonaro já assinou uma GLO, que ela está no Diário Oficial e que isso significaria a intervenção militar. Na realidade, juntaram duas fake news já desmentidas pelo Boatos.org e adicionaram outras duas para temperar.

Para chegar à veracidade da informação, precisamos voltar a dois desmentidos do Boatos.org. Outro dia, desmentimos que Bolsonaro havia assinado uma GLO para intervenção militar. Na ocasião, explicamos que nem um pedido de advogados bolsonaristas tampouco a autorização para as Forças Armadas auxiliarem na logística das eleições significavam a GLO da intervenção militar.

Também desmentimos que uma portaria das Forças Armadas sobre “mobilidade militar” seria um decreto para apontar que o Brasil estaria sob a tutela das Forças Armadas. Apontamos que o documento não passava de uma atualização de um manual de praxe do Exército.

Hoje, as pessoas estão falando que a portaria sobre mobilidade militar seria a GLO. Oras: se a portaria era só atualização de um documento obviamente não se trata de um anúncio de GLO.

Para completar, também são falsas (a já desmentidas) as informações que apontam que Bolsonaro foi diplomado pelas Forças Armadas e que o Brasil está em intervenção militar. Isso faz parte apenas de uma narrativa que visa enganar e incitar alguns lunáticos inocentes.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro decretou a GLO e que ela foi publicada no Diário Oficial. O que foi publicado é a portaria de Mobilidade Militar e ela não tem nenhuma relação com decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ou intervenção militar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet