Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro foi diplomado como presidente até 2026 pelas Forças Armadas #boato

Bolsonaro foi diplomado como presidente até 2026 pelas Forças Armadas #boato

Bolsonaro foi diplomado como presidente até 2026 pelas Forças Armadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No dia 1º de dezembro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro foi diplomado como presidente da República até 2026 pelas Forças Armadas. A intervenção já começou.

Outubro e novembro já passaram e a sanha golpista ainda continua com tudo em algumas das pessoas que não se conformam com a derrota de Bolsonaro nas eleições. Em grupos de redes sociais, estão circulando mensagens que apontam que, inclusive, a intervenção militar já começou.

Mensagens em redes sociais estão circulando junto com um vídeo de uma cerimônia do dia 1º de dezembro de 2022 que aponta que Bolsonaro foi diplomado como presidente da República pelas Forças Armadas. Ou seja: ele estaria garantido como presidente até 2026. Leia algumas das mensagens que circulam online e também a transcrição do vídeo:

Versão 1: ENTENDERAM A OPERAÇÃO? BOLSONARO JÁ ESTÁ DIPLOMADO, O RESTO VAI SER EFEITO DA DESORDEM QUE ESSA RAÇA DE COMUNISTAS CRIARAM NO BRASIL – INTERVEÇÃO JÁ COMEÇOU!!! BOLSONARO JÁ FOI DIPLOMADO PELAS FFAA COMO PRESIDENTE DO BRASIL 2023 – 2026

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: 1º de dezembro de 2022 diplomação presidente Bolsonaro. Olá senhores, bom senhores. Hoje, primeiro de dezembro de 2022. Muitas pessoas me ligando e perguntando se é normal os três comandantes das Forças Armadas e todos os generais prestar continência ao presidente da República com o Hino Nacional. Eu digo que é normal sim, quando haja uma dipromação presidencial. Se toca o Hino Nacional e se presta continência ao chefe supremo das Forças Armadas que é o senhor Jair Messias Bolsonaro.

Bolsonaro foi diplomado como presidente até 2026 pelas Forças Armadas?

O que não faltou foi compartilhamento em relação ao conteúdo, que encheu as pessoas de esperanças em relação a um golpe pró-Bolsonaro. Porém, a informação sobre “diplomação de Bolsonaro pelas Forças Armadas até 2026” é falsa e não faz nenhum sentido.

Assim que tivemos acesso à informação, fomos buscar pelo vídeo em questão. Precisamos, apenas, explicar qual seria o motivo para muita gente achar que Bolsonaro foi diplomado: tudo começou com um corte de vídeo que mostra generais das Forças Armadas prestando continência para o atual presidente. A partir daí, muita gente falou que a ação seria de uma diplomação.

A afirmação está errada. Como mostra o vídeo da transmissão, da TV Brasil, a cerimônia em questão foi de promoção de generais. Durante o Hino Nacional do Brasil, membros das Forças Armadas prestaram continência para Bolsonaro e não houve nada de anormal nisso.

Como explica este artigo, todos membros da ativa das Forças Armadas devem prestar continência para o presidente da República. Membros da reserva também podem fazer isso. O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro Luiz Eduardo Ramos optaram por prestar continência. O ministro Augusto Heleno optou por não o fazer.

É importante citar que, em nenhum momento, houve qualquer diplomação de Bolsonaro durante a cerimônia. A diplomação que ocorrerá nos próximos dias é a do presidente eleito Lula. Ela será no dia 12 de dezembro.

Resumindo: não procede a informação que aponta que Bolsonaro foi diplomado até 2026 pelas Forças Armadas no dia 1º de dezembro de 2022. A prestação de continência por parte de membros do Exército não tem qualquer relação com isso e é algo de praxe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso