Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Decreto de mobilidade militar significa que o Brasil está sob tutela das Forças Armadas #boato

Decreto de mobilidade militar significa que o Brasil está sob tutela das Forças Armadas #boato

Decreto de mobilidade militar significa que o Brasil está sob tutela das Forças Armadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro assina decreto de mobilidade militar, porque Brasil está sob ameaça e coloca país sob tutela das Forças Armadas.

E lá vamos nós de novo! Desde o final das eleições de 2022, as coisas andam esquisitas, principalmente, na internet. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro não aceitam o resultado final das eleições e têm promovido diversas ações antidemocráticas, como paralisar rodovias, ruas e até acampar em frente a quartéis, pedindo por intervenção militar.

E mesmo que a tal intervenção militar nada mais seja do que um golpe militar totalmente inconstitucional, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro seguem pedindo para as Forças Armadas intervirem no resultado das eleições.

Em meio a isso, fake news sobre o assunto não param de pipocar nas redes sociais. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação, o presidente Jair Bolsonaro teria assinado um decreto de mobilidade militar. Segundo a história, o Brasil está sob ameaça externa e interna com possível guerra direta ou indireta. Ainda segundo a publicação, o decreto significa que o Brasil está sob a tutela das Forças Armadas. Confira:

“Decreto de mobilidade militar,acabou de sair no Diário Oficial da União… Significa que o Brasil esta sob ameaça externa e interna… possível guerra direta ou indireta. Resumo : Brasil esta sub tutela das forças armadas. PORTARIA GM-MD Nº 5.807, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2022”.

Decreto de mobilidade militar significa que o Brasil está sob tutela das Forças Armadas?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou os apoiadores de Bolsonaro animados. Entretanto, a história não é bem assim. A explicação fica por conta do conteúdo da portaria e pela falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, percebemos que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, completamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, como já mencionamos anteriormente, histórias falsas sobre uma possível intervenção militar circulam há algum tempo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria assinado uma GLO que garante a intervenção militar no Brasil. Também a que indicava que tanques no aeroporto Santos Dumont provariam que a intervenção militar no Rio de Janeiro já começou e, por fim, a que apontava que o Exército teria invadido favelas no Rio e matado líderes do Comando Vermelho para começar intervenção militar.

Porém, ao analisar o documento, descobrimos que não se trata de um decreto, mas sim de uma portaria que atualiza o manual de mobilização militar. A mobilização nacional (ou militar) é um instrumento legal que pode ser decretado pelo presidente, em situação de ataques ou ameaças estrangeiras, para obter, reunir e distribuir os recursos e meios disponíveis, com o objetivo de restabelecer e preservar a Defesa e a Segurança da Nação. O último manual da mobilização militar é de 2015. A atualização é uma ação de praxe e não existe nada de incomum nela.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro assinou um decreto da mobilidade militar e colocou o Brasil sob a tutela das Forças Armadas é falsa! O documento assinado por Bolsonaro não é um decreto, mas sim uma portaria que atualiza o manual de mobilização militar. A última atualização ocorreu em 2015. A mobilização nacional (ou militar) nada mais é do que um instrumento que pode ser decretado em situações de ataques ou ameaças estrangeiras, para obter, reunir e distribuir recursos e meios disponíveis, visando a proteção e o restabelecimento da Defesa e da Segurança da Nação. A portaria é uma ação de praxe e não tem nada de anormal. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso