Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Exército invade favelas no Rio e mata líderes do Comando Vermelho para iniciar a intervenção militar #boato

Exército invade favelas no Rio e mata líderes do Comando Vermelho para iniciar a intervenção militar #boato

Exército invadiu favelas no Rio e mata líderes do Comando Vermelho para iniciar a intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O Exército começou a intervenção militar federal no Brasil. Vídeos, áudios e mensagens mostram que o Exército invadiu favelas do Rio de Janeiro e matou líderes do Comando Vermelho.

O último dos movimentos que estamos vendo entre pessoas que ainda acreditam em um golpe no Brasil aponta para “movimentações atípicas” do Exército que indicariam o início da intervenção militar federal. Em meio a isso, uma nova “notícia” está circulando em redes sociais.

Mensagens apontam que o Exército resolveu começar a invadir favelas do Rio de Janeiro para combater o Comando Vermelho. A prova seriam vídeos que mostrariam as supostas ações das Forças Armadas em morros e arquivos que mostram que o Comando Vermelho estaria impressionado e “em luto”.

Há, ainda, informações de que o Exército seria responsável por uma operação no Morro da Coca-Cola em Arraial do Cabo e matado líderes da facção criminosa. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Notícia urgente!!! Militares acabam de fuzilar os chefes do comando vermelho!! Foi um plano estratégico, em breve os militares vão assumir o governo e os chefes do comando vermelho e do tráfico iriam ordenar os traficantes ir para as ruas, por isso foram mortos pelos militares.

Versão 2: Parabéns para o nosso exército dando uma limpeza nas favela cv tá de luto Faz o “L” de LUTO Favelas do Rio sendo tomadas pelo Exército Atençao auto comando do exército em operaçao no morro da penha mata 3 chefes do alto comando vermelho! 20 mortos ! Rio de janeiro em estado de sítio!

Versão 3: Troca de tiros com traficantes contra exército e BOPE no morro da coca cola. 20 apoiadores de Lulas neutralizados e 2 do BOPE infelizmente m…… no conflito. Movimento do exército se intensifica. #LulaLadraoNaoSobeARampa #SOSFORCASARMADAS #FFAA #FFAAsalvemOBrasil

Exército invadiu favelas no Rio e mata líderes do Comando Vermelho para iniciar a intervenção militar?

As mensagens em questão são só um exemplo do último delírio que está viralizando entre redes bolsonaristas. Por isso mesmo que estamos aqui para desmentir que o Exército está realizando operações em favelas do Rio de Janeiro e matando líderes do Comando Vermelho.

O histórico recente de fake news falando sobre “ações do Exército” já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Entre outras fake news, desmentimos que há a tal “movimentação atípica do Exército no Brasil”, que tanques se posicionaram em frente ao STF para prender Alexandre de Moraes e que foram montados acampamentos da intervenção militar no Brasil na Praça da Sé.

Além disso, as mensagens seguem aquele “combo” das fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis sobre a tal ação.

Ao buscar pela ação (imagina só se ninguém iria perceber o Exército entrando em favelas e matando todo mundo), nada encontramos em fontes confiáveis. A única notícia que temos sobre o Morro da Coca-Cola foi de uma apreensão de drogas feita pela PM do Rio (e não pelo Exército).

Sobre os vídeos, há uma explicação simples: eles são antigos. Para quem não se lembra, o Rio de Janeiro em 2018 passou por uma intervenção federal na segurança pública. E, sim, o Exército foi utilizado em algumas ações.

Sobre o vídeo das mortes do Comando Vermelho, também há uma explicação lógica. Alguém foi ao Twitter e fez uma busca nos termos “CV em luto”. E aí foram encontradas diversas postagens de mortes de traficantes. Não necessariamente de agora e nenhuma em uma “operação do Exército”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército está invadindo favelas do Rio de Janeiro e matando líderes do Comando Vermelho. Não há qualquer informação sobre o assunto em fontes confiáveis e os vídeos/mensagens que estão circulando são antigos.

Ps 2: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org

e contou com o apoio do top casinos online Português. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso