Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro já assinou GLO que garante intervenção militar no Brasil #boato

Bolsonaro já assinou GLO que garante intervenção militar no Brasil #boato

Bolsonaro já assinou GLO que garante intervenção militar no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi descoberto que o Brasil já está sobre GLO. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro já assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem para a intervenção militar começar no Brasil.

O movimento pró-golpe nas redes sociais de bolsonaristas está forte. E cá estamos para desmentir mais uma “prova” de que “intervenção militar” está iminente. Desta vez, estão falando que o presidente Jair Bolsonaro já assinou o decreto que garante um golpe no Brasil.

Achamos dois tipos de argumentações que apontam para isso. As duas passam pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem. De acordo com mensagens (cada uma com o seu caminho), Bolsonaro já havia assinado a GLO que garantiria a intervenção militar no Brasil.

A primeira aponta para um pedido feito por um grupo de advogados ligados ao bolsonarismo. Mensagens apontam que depois que o grupo fez o pedido de GLO (que não tem relação direta com intervenção militar) por parte de Bolsonaro, o presidente atendeu ao pedido e “assinou digitalmente” o pedido de Garantia da Lei e da Ordem.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A segunda aponta para um documento do Exército que “revelaria” que Bolsonaro já havia assinado uma GLO para as Forças Armadas agirem nas eleições. As mensagens apontam que isso significaria que teria sido dada carta branca para a intervenção militar no Brasil. Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil pediu a Bolsonaro que implante a GLO no país e parece que ele já assinou. A ONÇA vai beber água. Prepare seu coraçãoPela PÁTRIA, pela LIBERDADE e pela FAMÍLIA Versão 2:Não subirá! GLO foi assinada em setembro e por isso as forças armadas junto com.a inteligência estão arrepiado nas comunidades do Rio logo sera sp! Estão derramando os donos das bocas e prendendo vários para evitar guerrilhas qdo for prender os caras da toga e do PT!

Bolsonaro já assinou GLO que garante intervenção militar no Brasil?

Já deu para ver que na internet a promoção pró-golpe no Brasil (mesmo que na vida real isso seja um delírio distante) está forte. Porém, a mensagem que aponta que Bolsonaro já assinou a GLO que garante a intervenção militar é falsa.

As mensagens, para começar, já seguem aquele roteiro básico das fake news que viralizam na internet. Elas são vagas, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove que Bolsonaro já assinou a GLO que “garante a intervenção militar”.

Ao buscar pela tal “autorização”, nada encontramos. Por sinal, Bolsonaro não poderia assinar a GLO porque ela configuraria em um golpe. Intervenção militar é algo que, ao contrário do que apontam alguns grupos, é inconstitucional. Em outras palavras, ilegal! O que está sendo argumentado em redes sociais é algo que pode ser refutado de forma simples.

Sobre a “assinatura” no pedido de advogados bolsonaristas: é praxe que tudo que é protocolado receba um comprovante que o pedido foi feito. Esse pedido é assinado digitalmente pela pessoa responsável pelo recebimento. Não tem nada de Bolsonaro aceitar e assinar a GLO (a prova disso está na lista de decretos do governo).

Sobre o “documento do Exército”, não há qualquer revelação. Já é sabido que, por pedido do TSE, Bolsonaro autorizou que as Forças Armadas (assim como é feito em todas as eleições) ajudem na logística e segurança nos dias das votações de primeiro e segundo turno das eleições.

Só que, ao contrário do que argumentam por aí, a GLO já “venceu” e não significa uma carta branca para a intervenção militar. Nesta página, há uma lista de GLOs até janeiro de 2022. É possível ver que as ações nas eleições começavam e terminavam no mês do pleito.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro assinou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem para as Forças Armadas intervirem no Brasil. O pedido dos advogados não foi aceito e a GLO das eleições já expirou.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso