Boato – Em áudio, general Júlio Cesar de Arruda diz que general Mourão traiu a pátria e que general Freire Gomes é um covarde e traíram Bolsonaro.
Análise
Desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o poder, muitas histórias começaram a pipocar por aí. Com isso, Bolsonaro e sua família passaram a ser investigados pela Justiça por supostos crimes. Mas uma publicação na internet garante que tudo isso é uma traição. De acordo com um áudio que está sendo compartilhado nas redes sociais, o general Júlio Cesar de Arruda teria colocado a boca no trombone. Segunda a história, Arruda teria denunciado o general Hamilton Mourão como traidor da pátria e o general Freire Gomes como covarde e traidores de Bolsonaro.
Ainda segundo a história, Arruda também denunciou que o general Stumpf teria sido um infiltrado no governo Bolsonaro, levando informações confidenciais ao ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a história, o general Júlio Cesar de Arruda afirma que apenas três generais foram verdadeiros patriotas da nação e apoiaram verdadeiramente o ex-presidente Bolsonaro: o general Heleno, o general Paulo Sérgio e o general Braga Netto. Confira:
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
“O povo sabia mas não tinha provas, agora teem, vejam este vídeo. *** BOMBA!!! AÍ TODA A EXPLICAÇÃO DO PORQUÊ NOSSO PRESIDENTE BOLSONARO “TEVE” DE SAIR DO PAÍS E TUDO QUE IMAGINÁVAMOS MAS NÃO TÍNHAMOS CERTEZA. ESTE GENERAL JÚLIO CÉSAR É HONRADO E INFORMA TODOS QUE TRAÍRAM O MITO E AINDA CITA OS NOMES DOS “JUDAS” QUE SE VENDERAM!!! QUE VERGONHA, HOMENS JÁ IDOSOS QUE DEVERIAM LEVAR UMA VIDA HONRADA MAS PREFERIRAM TRAIR O PAÍS “POR DINHEIRO” DO POVO QUE JÁ ESTÁ A MINGUA. TRISTE ISTO”.
A história fez um enorme sucesso em grupos bolsonaristas e conservadores, especialmente, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, as publicações apresentam caráter vago, extremamente alarmista e não existem notícias sobre esse assunto em veículos de comunicação confiáveis. Além disso, histórias falsas envolvendo supostas acusações de generais brasileiros não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas aqui, aqui e aqui.
A partir daí, separamos três perguntas para explicar porque você não deve acreditar nesse áudio: 1) Quem é o general Júlio Cesar de Arruda, citado como pessoa do áudio? 2) É o general Júlio Cesar de Arruda no áudio? 3) As acusações contidas no áudio (contra Mourão, Supremo e etc.) são justas?
Checagem
Quem é o general Júlio Cesar de Arruda, citado como pessoa do áudio?
Júlio Cesar de Arruda é um general do Exército brasileiro. Ele entrou para a carreira militar em 1975. Trabalhou como instrutor e diretor em escolas de especialização de oficiais e participou de ações no exterior, como em Angola e no Paraguai. Chegou a ministrar um curso de contraterrorismo e cooperação interagências nos Estados Unidos. O general Júlio Cesar de Arruda assumiu o cargo de comandante do Exército brasileiro, de 30 de dezembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o início do governo do presidente Lula, mas foi afastado após os ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023, e depois de se recusar a retirar a nomeação do tenente-coronel Mauro Cid, investigado pelo STF, a um cargo de liderança.
É o general Júlio Cesar de Arruda no áudio?
Não aparenta ser. No dia 20 de setembro de 2022, o general Júlio Cesar de Arruda concedeu uma entrevista ao 1º Grupamento de Engenharia. Nas imagens, é possível ver que a voz do general é diferente do homem do áudio. Além disso, o general Arruda é de Cuiabá (MT) e o homem do áudio possui sotaque carioca, do Rio de Janeiro.
Se isso não bastasse, o próprio Exército emitiu uma nota onde alerta as pessoas sobre supostos perfis falsos do general Júlio Cesar de Arruda. De acordo com o comunicado, o general não possui contas em nenhuma rede social.
As acusações contidas no áudio (contra Mourão, Supremo e etc.) são justas?
Não. Primeiro, porque todo o áudio se baseia naquela velha história de golpe e outras ações antidemocráticas. Golpes de Estado e ações que coloquem em risco a democracia não são justificáveis e muito menos aceitáveis. Segundo, porque a história de hoje se baseia em outra história falsa que já desmentimos por aqui. Há alguns dias, uma história apontava que Bolsonaro teria escrito uma carta para o general Hamilton Mourão, porque ele teria se tornado um traidor da pátria. Como explicamos em nosso texto, não existem elementos de que a carta exista ou tenha sido escrita por Bolsonaro.
Conclusão
Boato sem comprovação 👎
O general Júlio Cesar de Arruda não gravou um áudio falando verdades sobre um suposto golpe contra Bolsonaro e nem acusando outros generais. O áudio de quase 20 minutos não prova absolutamente nada. Uma rápida pesquisa na internet mostra que a voz do general Júlio Cesar de Arruda não parece com a voz do homem do áudio. Além disso, o homem do áudio tem sotaque carioca e o general Arruda é de Cuiabá (MT). Se isso não bastasse, a história de hoje se baseia em outras histórias falsas já desmentidas e parece ser apenas choro de quem ainda não se conformou com a derrota de Bolsonaro nas urnas.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |